José Guedes nasceu em Moçambique (Nampula), em 1965. Veio para Portugal em 1975. Começou por se fixar em Santa Eugénia, aldeia transmontana de onde sua mãe é natural. Aí concluiu o primeiro ciclo. Em 1977 passa a residir em Ílhavo, depois de curtas passagens por Valadares e Praia da Barra (Aveiro). Em 1986 fixou residência no Porto, cidade natal de seu pai e sua terra de adoção. No ano seguinte conclui o estágio profissionalizante, na Escola Secundária António Nobre, e, com ele, a Licenciatura em Ensino de Português e Inglês.
Em 1983 vê editados os primeiros cinco textos em disco (Coisas Simples, álbum a solo do vocalista dos Jafumega, Luís Portugal). Em 1992 inicia funções como docente no ISCET (Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo), aí lecionando até 2002. Em 1998 conclui o Mestrado em Administração e Gestão da Educação, na Universidade Portucalense. Em 1999 edita o Guia Prático Das Comunicações Formais (Editora Estratégias Criativas). Nesse mesmo ano inicia funções como copy writer e designer gráfico na empresa Mensagens Icónicas, de que foi sócio-gerente até 2004.
Em 2000, participa com três textos no álbum Luís Portugal ao Vivo (do artista com o mesmo nome). Em 2001 reedita o Guia Prático Das Comunicações Formais (edição revista e aumentada). Em 2002 edita o tema Teatrinho de Natal (voz de Luís Portugal, no single homónimo). Em 2004 vence o Concurso Literário do jornal O Ilhavense, na categoria soneto. No ano seguinte, foi finalista do AmadoraBD (categoria ilustração digital). Entre 2005 e 2007 viveu em Isla Canela (Ayamonte), na raia de Espanha, antes de fixar residência em Castro Marim, onde vive atualmente.
Em 2006 edita o livro Os Olhos do Coração (Edições Gailivro). O livro incluiu um disco com o mesmo nome, com dez textos de sua autoria, musicados e interpretados por Luís Portugal. Disco e livro seriam reeditados no ano seguinte. Em 2011 publica Eu Sei um Segredo, na Editora Estratégias Criativas. Em 2014 publica, na mesma editora, Selva molhada, pequenas histórias de um imenso mar.
José Guedes possui atualmente três livros a aguardar publicação: Maternitas, quinze desenhos com ilustração verbal, Galáxia de Estante e Revolta no Livro. Escreveu igualmente a totalidade dos temas do disco Calendário (composto e interpretados por Luís Portugal, Lúcia Moniz e o vocalista dos Perfume, Tozé)., o qual deverá ser editado ainda em 2015.
Ao longo dos anos, José Guedes colaborou em jornais e revistas, publicando crónicas e artigos de pendor académico. Atualmente desenha e assina diariamente um cartum de pendor satírico, Z@K the dog, na sua página no Facebook — https://www.facebook.com/joseguedesautor
Livros do autor na estratégias criativas
Escrever uma carta comercial, redigir uma acta ou convocar uma reunião, são desafios que se colocam diariamente ao empregado de escritório, ao administrador de condomínio e ao presidente de uma associação desportiva ou cultural.
Selva Molhada fica no fundo mais fundo do fundo do mar, esse sítio
encantado onde um circo tem lugar no interior de uma tenda-baleia,
um coral mágico esconde todo um dicionário e a magia do
Natal acontece na manjedoura de uma concha