( Atualizado em: 24/12/2025 )
A I Grande Guerra teve nos Açores duas fases distintas: a primeira entre 1914 e Junho de 1917; a segunda entre Julho de 1917, com a chegada dos Americanos e o ataque alemão, até ao fim do Depósito de Concentrados Alemães (Angra do Heroísmo) em Outubro de 1919.
Pelo censo de 1910 existiam no país 969 súbditos alemães e 110 austro-húngaros. Com o Decreto-lei 2350, de 21 de Abril de 1916, foi dada ordem de expulsão a todos os súbditos inimigos, excepto aos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 16 e 45 anos, que seriam internados, podendo ser acompanhados pelas suas famílias se desejassem.
Nesse contexto foram enviados para a ilha Terceira, Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo, bem como as tripulações dos navios capturados em Fevereiro de 1916 nos portos portugueses. Este campo de internados era acompanhado pela Cruz Vermelha Portuguesa. A Comissão Portuguesa de Prisioneiros de Guerra nos Açores, tutelada pela Cruz Vermelha Portuguesa, foi nomeada em Abril de 1916 e teve como principal função assegurar a correspondência postal entre as famílias desunidas, acompanhar a execução das resoluções da Conferência Internacional de Washington de 1912 e identificar os concentrados junto da comunidade internacional na procura de familiares.
Castelo de S. João Baptista
Igreja da Fortaleza de São João Baptista
Postal fotográfico alusivo a convívio entre concentrados alemães, na Igreja da Fortaleza de São João Baptista, em Angra do Heroísmo
--- CORRESPONDÊNCIA DOS CONCENTRADOS EM ANGRA ---
-- Expedida --
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2) c/ inscrição em francês tipografada a preto no verso, circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (Mai./Jun.1916), para Hamburg, Alemanha, via Lisboa (Comission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne). Apresenta o carimbo linear a preto "Comando Militar dos Açores", e as marcas do "Comité Internationale de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisonniers de Guerre", "GENEVE 1 - EXP. LETTR. 6.VI.196", "Franc de Port" e "DEUTSCHLAND", de passagem pela Suíça. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2) c/ inscrição em francês tipografada a preto no verso, circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (03.07.1916), para Gotha, Alemanha, via Lisboa (Comission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne). Carimbo a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", e a violeta "Comando Militar dos Açores". Marcas do "Comité Internationale de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisonniers de Guerre" e "Franc de Port". Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2) c/ inscrição em francês tipografada a preto no verso, circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (18.Ago.1916), para Barcelona, Espanha, via Lisboa (Censura nº 44 / 28.SET.1916).
Carimbos a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo" e a violeta "Comando Militar dos Açores". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2) c/ inscrição em francês tipografada a preto no verso, circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (08.Set.1916), para Barcelona, Espanha, via Lisboa (Censura nº 8/ 9.OUT.1916, a azul). Reendereçado. Carimbo a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", e a violeta "Comando Militar dos Açores". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (21.09.1916), de L. Hofstetter, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada a Henriette Hofstetter, Burgerstr. 105 p., Altana /Elbe, Alemanha, via Genève, Cruz Vermelha. Carimbo da "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo" aplicado a lilás na face. Carimbo do 'Comando Militar dos Açores' aplicado a violeta no verso. Cinta "Aberto pela Censura" e carimbos "CENSURA Nº 44 - 21.SET.1916' aplicados a azul na frente e verso. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (22.09.1916), para Wien, Áustria, via Lisboa (Censura nº 8 /11.OUT.1916). Carimbo a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", e a azul "Comando Militar dos Açores". Marca da censura austríaca "Gneisames - Zentr. Nachw. Büro - Censur Asleilung - Wien". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2) c/ inscrição em francês tipografada a preto no verso, circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (24.09.1916), para Magdeburg, Alemanha, via Lisboa (Censura nº 8 / 10.OUT.1916), ao cuidado da Cruz Vermelha e Bureau International de la Paix, Berne. Carimbo a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", e a violeta "Comando Militar dos Açores". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
(Hans Heinemann, internado vindo de S. Miguel em 26.06.1916, natural de Magdeburg, nascido a 09.01.88, 3º oficial)
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado do Campo de Concentrados, de Angra do Heroísmo (28.09.1916), para Berlin, apresenta a marca "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo". Ao cuidado da Cruz Vermelha, transitou por Lisboa, onde foi censurado "Censura nº 8 /14.OUT.1916", e de onde terá sido reencaminhado para o Bureau International de la Paix, em Berne. Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
(Endereçado à família, por Alfred Ebigt, um dos telegrafistas da DAT - Deutsch Atlantische Telegraphengesellschaft)
Sobrescrito de carta circulada de Angra do Heroísmo para Hamburg, Alemanha, ao cuidado da Cruz Vermelha em Lisboa onde foi aberta pela censura (Cinta + Censura nº 8 / 10.OUT.1916), e do Bureau International de la Paix - Berne, onde recebeu a marca "OUVERT par L' Autorité Militaire (203)". Ostenta os carimbo a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo" e a violeta "Comando Militar dos Açores". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (21.Out.1916), para Berlin, Alemanha, via Genéve (20.11.1916) - 1.ª Guerra Mundial. 1908 - Cruz Vermelha Portuguesa. Cruz de Genebra. Carimbo batido a violeta "Commission Portugaise des Prisoniers de Guerre / Lisbonne" + carimbo a vermelho "Delegação / da Comissão de Prisioneiros / Angra do Heroísmo" + carimbo a vermelho "Depósito / de / Concentrados / Alemães" + carimbo a vermelho "Comité International de la Criox Rouge /GENÉVE /Agence des Prisoniers de Guerre". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (24.Out.1916), para Zurich, Suíça, via Genéve (20.11.1916) - 1.ª Guerra Mundial. 1908 - Cruz Vermelha Portuguesa. Cruz de Genebra. Carimbo batido a violeta "Commission Portugaise des Prisoniers de Guerre / Lisbonne" + carimbos a vermelho "Delegação / da Comissão de Prisioneiros / Angra do Heroísmo" + "Commité Internationale de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisonniers de Guerre" + "Depósito / de / Concentrados / Alemães". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal (Ed. 1908 - Cruz Vermelha Portuguesa) circulado de Angra do Heroísmo (26.Out.1916), para Hamburg, Alemanha, via Genéve (20.Nov.1916) - 1ª Guerra Mundial. Carimbos batidos a vermelho "Delegação da Comissão de Prisioneiros Angra do Heroísmo" + "Depósito de Concentrados Alemães" + "Croix Rouge / Genéve" e a violeta "Commission Portugaise des Prisoniers de Guerre / Lisbonne". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal (Ed. 1908 - Cruz Vermelha Portuguesa) circulado de Angra do Heroísmo (Out. ou Nov.1916), para Münster, Alemanha, via Genéve (20.11.1916) - 1.ª Guerra Mundial. Carimbo batido a violeta "Commission Portugaise des Prisoniers de Guerre / Lisbonne" + carimbo a vermelho "Delegação / da Comissão de Prisioneiros / Angra do Heroísmo" + carimbo a vermelho "Depósito / de / Concentrados / Alemães". Carimbos "Comité International de la Croix Rouge /Genéve /Agence des Prisonniers de Guerre" e "GENEVE /20.XI.1916". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (02.11.1916), para Chemnitz, Alemanha, via Genéve (23.11.1916) - 1.ª Guerra Mundial. 1908 - Cruz Vermelha Portuguesa. Cruz de Genebra. Carimbo batido a violeta "Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre / Lisbonne" e carimbos a vermelho "Delegação / da Comissão de Prisioneiros / Angra do Heroísmo", "Commité Internationale de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisonniers de Guerre" e "Depósito de Concentrados Alemães". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (16.Nov.1916), para Badajoz, Espanha.
Carimbos batidos a preto na frente "Corrº e Tel. / Angra do Heroísmo / 17.NOV.16", e a vermelho na frente e no verso "Depósito de Concentrados Alemães". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (28.Nov.1916), para Barcelona, Espanha, via Lisboa (Censura nº 2/ 9.DEZ.1916, a azul).
Carimbos batidos a preto "ANGRA DO HEROÍSMO/ 1.DEZ.19" e a vermelho "Depósito de Concentrados Alemães". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal editado pela Cruz Vermelha Portuguesa, circulado do Campo de Concentração de Angra do Heroísmo (01.12.1916), para Hamburg, Alemanha (28.12.1916), com trânsito por Lisboa (08.12.1916) onde foi censurado (Censura Nº 8 - 9.DEZ.1916, a azul). Marcado na frente e verso com carimbo batido a vermelho "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (10.Dez.1916), de L. Hofstetter, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada a Henriette Hofstetter, Burgerstr. 105 p., Altana /Elbe, Alemanha, ao cuidado da Cruz Vermelha, Lisboa e Comité International de la Croix Rouge, Genève. Carimbo "Corrº e Telº Angra do Heroísmo /10.DEZ.16" a preto na face. Carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira' e 'CENSURADO 17.DEZ.1916' aplicados a verde no verso. Cinta "Controle Postal Militaire" e carimbos "OUVERT Par Autorité Militaire (203)' aplicados a negro na frente e verso. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (18.Dez.1916), para Hachenburg, Westerwald, Alemanha. Ostenta na face o carimbo "Corrº e Telº / Angra do Heroísmo / 20.DEZ.16" e o de censura "OUVERT 203 /Par Autorite Militaire" batidos a preto, e ainda a violeta os carimbos "Internationales Friedensbureau" e "Kriegsgefangenen - Sendung". E no verso a verde os carimbos "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado /20.DEZ.1916". Porte Franco. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (11.JAN.1917), para Chemnitz, Alemanha, via Zurich (06.FEV.1917). Carimbos "Angra do Heroísmo / 17.JAN.17", a preto, e a violeta "Depósito / de / Concentrados / Alemães / Ilha Terceira" + "Censurado 17.JAN.1917". Carimbos "Zurich 3 7 6.II.17" + "Ouvert / 203 / Par l' Autorité Militaire", a preto, e "Zurcherbureau fur Aufsuchung Vermisster" (Departamento para Desaparecidos em Combate), a vermelho. Isento de franquia (carimbo "Portofrei"). Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (15.Jan.1917), para Barmen, Alemanha. Carimbos "Corrº e Telº / Angra do Heroísmo / 17.JAN.17", batido a preto, e a violeta "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado /17.JAN.1917". Segundo carimbo de censura "OUVERT 203 /Par Autorite Militaire" e carimbo de dupla linha "Internationales Friedensbureau Kriegsopferhilfe". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (16.Jan.1917), de L. Hofstetter, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada a Henriette Hofstetter, Burgerstr. 105 p., Altana /Elbe, Alemanha, ao cuidado da Cruz Vermelha, Lisboa e Comité International de la Croix Rouge, Genève. Carimbos da "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", "Commission Portuguaise des Prisioniers de Guerre - Lisbonne" e "Comité International de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisioniers de Guerre" na face. Carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira' e 'CENSURADO 16.JAN.1917' aplicados a violeta no verso. Cinta "Controle Postal Militaire" e carimbos "OUVERT Par Autorité Militaire (206)” aplicados a negro na frente e verso. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado de Angra do Heroísmo (15.02.1917), ao cuidado da Cruz Vermelha Portuguesa em Lisboa, com destino a Barcelona, Espanha. Carimbos batidos a vermelho, na frente "DELEGAÇÃO DA COMISSÃO DE PRISIONEIROS - ANGRA DO HEROÍSMO", e no verso "DEPÓSITO DE CONCENTRADOS ALEMÃES NA ILHA TERCEIRA" e "CENSURADO/ 15.FEV.1917". Transitou por Lisboa onde foi aplicado o carimbo a violeta "Commision Portugaise des Prisonniers de Guerre - Croix Rouge Portugaise - Lisbonne". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado do Campo de Concentrados de Angra do Heroísmo (18.Mar.1917), apresenta as marcas "Censurado 1.ABR.1917" e "Angra do Heroísmo 3.ABR.17". Transitou pela Suíça onde recebeu a marca da censura "Ouvert par l' Autorité Militaire 203". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (25.Mar.1917), para Chemnitz, Alemanha. Carimbos "Corrº e Telº / Angra do Heroísmo / 3.ABR.17", batido a preto, e a vermelho "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado /1.ABR.1917". Segundo carimbo de censura "OUVERT 203 /Par Autorite Militaire". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (18.Abr.1917), de L. Hofstetter, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada a Henriette Hofstetter, Burgerstr. 105 p., Altana /Elbe, Alemanha, ao cuidado do Comité International de la Croix Rouge, Genève. Carimbos "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", "Commission Portuguaise des Prisioniers de Guerre - Lisbonne" e "Comité International de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisioniers de Guerre" na face e verso. Carimbo do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira' e 'CENSURADO 18.ABR.1917' aplicados a lilás no verso. Cinta "Controle Postal Militaire" e carimbos "OUVERT Par Autorité Militaire (206)' aplicados a negro na frente e o verso. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo para Zurich, datada de 28.Abr.1917, de internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, ao cuidado da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Carimbo da 'Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo' e 'CENSURADO 28.ABR.1917' aplicados na face e verso. Carimbo 'LISBOA CENTRAL 29.5.17 QUARTA SECÇÃO' a preto e 'Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne', na face. Carimbos 'ZURICH 10.VI.17 BRF. EXP.' , 'ZURICH 11.VI.17 FACHER EXP.' e OUVERT 203 Par Autorité Militaire', no verso. Cinta de Fecho 'Controle Postal Militaire'. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (25.05.1917), para Badajoz, Espanha. Carimbos "Corrº e Telº / Angra do Heroísmo / 28.MAI.17", batido a preto, "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira", a lilás e "Censurado /26.MAIO.1917", a vermelho. Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (??.06.1917), de R. M???, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada a Hamburg - Amerika - Linnie, em Hamburg. Carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira' e 'CENSURADO 23.AGOS.1917' aplicados a violeta no verso. Carimbos 'LISBOA CENTRAL 17.9.17', a preto, no verso, e 'Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne', a azul, na face. Carimbos 'GENÉVE EXP. LETTR. 14.XI.1917', a preto, 'Comité Internationale de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisonniers de Guerre' e 'Franc de Port', a vermelho, aplicados na face. Carimbo 'Freigegeben / ??? / Hamburg', a azul, na face. Registada c/ nº 8147, pagou porte 5 c. na origem. Correio de Campo de Concentração.
Carta de Angra do Heroísmo datada de 16.JUL.1917, de Ernst Stief, prisioneiro civil internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada a Paul Berg, Bellevuestr. 8 - Berlin W. - Alemanha.
Carimbos a vermelho 'Depósito de Concentrados Alemães de Angra do Heroísmo' e 'CENSURADO 4.AGOS.1917', no verso, e 'Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo', na face.
Transitou pela Suíça, conforme marca a negro 'GENÈVE 1 - 8.IX.1917', onde lhe foi aposto o carimbo a vermelho 'Comité International de la Croix Rouge - Genève - Agence des Prisoniers de Guerre', cinta de fecho 'Controle Postal Militaire' e carimbo a negro 'OUVERT 203 Par Autorité Militaire'.
Ostenta ainda cinta dos Correios Imperiais ´Kaiserliche Postamt - Berlin O - 17' e cinta de controlo militar 'Militarischerseits unter Kriegsrecht geoffnet'.
Franca de porte. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (03.Ago.1917), para Hamburgo.
Carimbos "Corrº e Telº / Angra do Heroísmo / 16.SET.17", batido a preto, e "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado 16.SET.1917", batidos a violeta. Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (15.Ago.1917), de prisioneiro de guerra, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada ao Deutscher Yülfsverein, Stockholm, Schweden.
Carimbo "Angra do Heroísmo / 21.AGO.17" e "OUVERT 4 Par Autorité Militaire" aplicados na face. Carimbos "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira", "CENSURADO 15.AGOS.1917", "OUVERT 12 Par Autorité Militaire" e "STOCKHOLM / TUR - 14.11.17 - 2" aplicados no verso. Cinta de Fecho 'Controle Postal Militaire'. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (21.Ago.1917), para Stuttgart, Alemanha. Carimbos batidos a violeta "Censurado 21.AGOS.1917" e "Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira", e a preto "Angra do Heroísmo 22.AGO.17". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (14.09.1917), para Magdeburg, Alemanha. Carimbo a negro "Angra do Heroísmo / 5.OUT.17", e a violeta "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado/ 5.OUT.17". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
(Hans Heinemann, internado vindo de S. Miguel em 26.06.1916, natural de Magdeburg, nascido a 09.01.88, 3º oficial)
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado do Forte de São João em Angra do Heroísmo (08.Out.1917), para Badajoz, Espanha, via Porto (Central 2ª Secção 30.10.17) e Lisboa (CENSURA nº 52 / 31.OUT.1917).
Carimbos batidos a violeta "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "CENSURADO 12.OUT.1917". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (17.11.1917), de W. Fendler, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada ao Sekretariat des Kosmos, Postfach 145, Amsterdam, Holanda, ao cuidado da Cruz Vermelha em Lisboa. Carimbo da 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira' e 'CENSURADO 17.NOV.1917' aplicados a lilás no verso. Carimbo 'LISBOA CENTRAL 13.12.17 QUARTA SECÇÃO' a preto e 'Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne' a vermelho na face. Cinta "Controle Postal Militaire" e carimbos "OUVERT Par Autorité Militaire (23)' aplicados a negro na frente e o verso. Carimbo "AMSTERDAM 18.I.1918" aplicado no destino. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (31.Dez.1917), de Alfred Heilbrommer, internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada ao Bureau International de la Croise Rouge des Prisioniers de Guerre, Genéve.
Carimbo 'LISBOA CENTRAL 4.2.18 QUARTA SECÇÃO' a preto e 'Commission Portugaise des Prisoniers de Guerre - Lisbonne' a vermelho na face.Carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira', da 'Delegação da Commissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo', 'CENSURADO 31.DEZ.1917', a azul, e 'GENEVE 1 VI-VII 25.II.1918 DISTR.LETTR.', a preto, aplicados no verso. Carimbo 'OUVERT 203 Par Autorité Militaire', a negro, na face e verso. Cinta de Fecho 'Controle Postal Militaire'. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado do Campo de Concentração de Angra do Heroísmo (18.Mar.1918), para Chemnitz, Alemanha. Carimbos "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado 11.ABR.1918", a lilás, e "Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre - LISBONNE", a vermelho. Marca "Abtenung für Gefangenenfürst, (...) des Central-Comittes vom Roten (...) - Berlin S.W. 11, (Abgeordneten (...)", a azul. Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (01.MAI.1918), para Bremerhaven, Alemanha, via Génève. Carimbos "Depósito / de / Concentrados / Alemães / Ilha Terceira" (vermelho) + "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo" (castanho) + "Censurado 8.MAIO.1918" (vermelho). Carimbo "Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne" (vermelho). Carimbos "Comité International de la Croix Rouge - Génève - Agence des Prisonniers de Guerre". Carimbos "Eingegangen am Agentur des Nordd Loyd Heuearabrechnungestelle - 8.JUL.1918" e "DEUTSCHLAND" (violeta). Isento de franquia (carimbos "Franc de Port" (violeta) e "Freigegeben" (vermelho). Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (17.Mai.1918), para Altana, Alemanha, ao cuidado da Cruz Vermelha, Lisboa. Carimbos a lilás "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado /6.JUN.1918", e a violeta "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo", "Comission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Lisbonne". Carimbo de dupla linha "Freigegeben / Auslandstelle Cöln - Deutz". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (12.Jun.1918), de internado no Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira, endereçado à família Gustav Lehmann, em Berlim, Alemanha. Carimbos a vermelho "Censurado /2.AGOS.1918", "Comission Portugaise des Prisonniers de Guerre - Croix-Rouge Portugaise - Lisbonne" e "D.C.A.", e a violeta "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo". Pagou porte de 1 c. Correio de Campo de Concentração.
Muito pouco usual presumívelmente atrasado pelos censores.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado de Angra do Heroísmo (22.Jun.1918), para Hamburg, Alemanha. Carimbos a lilás "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado /28.JUN.1918" e a violeta "Comissione Portugaise des Prisoniers de Guerre - Lisbonne". Carimbo de dupla linha "Freigegeben / Auslandstelle Cöln - Deutz". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal de Angra do Heroísmo (10.Ago.1918), de Franz Koltze, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira), endereçada Ernst H., em Friedrich Wilhelm Str. 132, Rheydt.
Carimbo 'ANGRA DO HEROÍSMO, 10.AGO.18' e 'CENSURADO 11.AGOS.1918', aplicados na face. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (21.09.1918), de Emminghaus (?), prisioneiro internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada ao Comité international de la Croix Rouge - Agence internationale des prisonniers de guerre (Section civil), Genève, Suisse.
Aplicados na face, os carimbos da "Commission Portuguaise des Prisioniers de Guerre - Croix Rouge Portuguaise - Lisbonne" e 'CENSURADO 16.JAN.1917', e no verso, os carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira', a vermelho, e 'GENEVE1 /20.XI.1918'. Passou pelo controle militar françês, conforme cinta "Controle Postal Militaire" e carimbo "OUVERT Par Autorité Militaire (203)" aplicado na face e verso. Correio de Campo de Concentração.
Carta expedida de Angra do Heroísmo (16.Out.1918), pelo internado alemão Alfred Schultz, dirigida ao Comité International de la Croix Rouge, em Geneve, Suisse. Isenta de porte. Tem no verso a marca do "DEPÓSITO DE CONCENTRADOS ALEMÃES NA ILHA TERCEIRA", batida a vermelho, e na frente a marca "CENSURADO/16 OUT 1918". Foi aberta pela censura militar francesa "OUVERT par l'Autorité Militaire", e fechada com cinta "CONTROLE POSTAL MILITAIRE", com chegada a Geneve "GENEVE 23.XI.1918".
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (24.10.1918), de F. Martens, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira), endereçada F. H. Gort, em van Vollenhoovenstraat 4B, Rotterdam, e enviada ao cuidado da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa. Carimbos da 'Delegação da Comissão de Prisioneiros / Angra do Heroísmo' e 'Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira' aplicados na face. Marca da censura 'CENSURADO 24.OUT.1918' e carimbo de 'ROTTERDAM 1.19.12 - 1?' no verso. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (25.10.1918), de Carl Parrow, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira), endereçada ao Comité Internationale de la Croix Rouge, Genève, Suisse. Registada c/ nº 8842, pagou porte 5 c. (2 x 2 1/2 C. violeta) na origem. Apresenta na face os carimbos ''CENSURADO 25.OUT.1918' e 'OUVERT/ Par l' Autorité Militaire/206'. No verso os carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira', ''LISBOA CENTRAL 20.11.18', de trânsito por Lisboa, uma cinta 'Controle Postal Militaire' e o carimbo 'OUVERT/ Par l' Autorité Militaire/206', da censura militar, e ainda o de receção 'GENÉVE DISTR. LETTR. 28.XI.1918'. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (07.11.1918), de internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira, endereçada ao Comité Internationale de la Croix Rouge, Agence internationale des prisonniers de guerre (Section civiles), Genève, Suisse. Apresenta na face os carimbos "Corrº Telº Angra do Heroísmo /7.NOV.18", ''CENSURADO 7.NOV.1918' e 'OUVERT/ Par l' Autorité Militaire/ 203', e no verso os carimbos do 'Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira', e 'OUVERT/ Par l' Autorité Militaire/ 203'. Passou por Lisboa, foi aberta pela censura militar francesa, e fechada com a cinta 'Controle Postal Militaire'. Correio de Campo de Concentração.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (25.11.1918), de Lion Levy, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira), endereçada ao Comité Internationale de la Croix Rouge - Agence des Prisonniers de Guerre - Section Civil. Carimbo 'Angra do Heroísmo / 25.NOV.18' e marca da censura 'CENSURADO 22.NOV.1918' aplicados na face, 'Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira' aplicado no verso. Foi aberta pela censura francesa e marcada 'OUVERT par l' Autorité Militaire/ 203' na frente e verso, e fechada com cinta 'Contrôle Postal Militaire'. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Angra do Heroísmo (1.FEV.19) para Lisboa (6.2.19), com a anotação manuscrita "Correspondência de Prisioneiros de Guerra" e endereçado à Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha - Delegação dos Prisioneiros de Guerra. Remetido pelo prisioneiro alemão Alfred Schmidt internado no Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira. Aplicado o carimbo da censura "CENSURADO 1-FEV.1919", a vermelho.
Sobrescrito de carta de Angra do Heroísmo (11.Mar.1919), de F. Martens, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira), endereçada F. H. Gort, em van Vollenhoovenstraat 4B, Rotterdam.
Carimbo 'ANGRA DO HEROÍSMO, 11.MAR.19' aplicado na face e verso. Carimbo 'CENSURADO 11.MARÇ.1919' e 'ROTTERDAM 14.19.5 - 6V' no verso. Porte Franco. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa (OM CVP-2), circulado do Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo (08.Abr.1919), para Lukenwalde, Alemanha. Carimbo a lilás "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado/ 19.ABR.1919". Transitou por Lisboa onde foi aplicado carimbo "Commision Portugaise des Prisonniers de Guerre - Croix Rouge Portugaise - Lisbonne". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal de Angra do Heroísmo (24.Abr.1919), de F. Martens, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira), endereçado Albert V. Ginge, em B. Verter Boulevard, 48, III, Kopenhagen, Dinamarca. Carimbo 'ANGRA DO HEROÍSMO, 30.ABR.19', 'Depósito de Concentrados Alemães na KIlha Terceira' e 'CENSURADO 29.ABR.1919', aplicados na face. Correio de Campo de Concentração.
--- Do prisioneiro alemão FRITZ KOLTZE ---
Correspondência trocada pelo prisioneiro alemão Fritz Koltze, aprisionado em Moçambique e depois transferido para os Açores, para o Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira.
Inteiro postal de 20 réis, violeta, tipo D. Carlos I Mouchon, OM5 de Moçambique. Remetido de Moçambique, a 02.Set.1914, por Fritz Koltze, endereçado à Familie Koltze, VierhausStrasse, 13, Rheydt, Rheinland, Alemanha. Ostenta a marca "CORREIOS MOÇAMBIQUE /2.SET.14". Correio Marítimo.
Inteiro postal de 20 réis, violeta, tipo D. Carlos I Mouchon, OM5 de Moçambique. Remetido de Moçambique, a 30.Ago.1915, por Fritz Koltze, endereçado à Familie Koltze, VierhausStrasse, 13, Rheydt, Rheinland, Alemanha. Ostenta as marcas "CORREIOS MOÇAMBIQUE /30.AGO.15" e "LOURENÇO MARQUES CENTRAL /4.9.15", por onde transitou. Correio Marítimo.
Inteiro postal de 20 réis, violeta, tipo D. Carlos I Mouchon, OM5 de Moçambique. Remetido de Moçambique, a 18.Out.1915, por Fritz Koltze, endereçado a Edith Koltze, VierhausStrasse, 13, Rheydt, Rheinland, Alemanha. Ostenta as marcas "CORREIOS MOÇAMBIQUE /18.OUT.15" e "LOURENÇO MARQUES CENTRAL /25.10.15", por onde transitou. Apresenta ainda a marca alemã "Auslandstelle Emmerich /Freigegeben". Correio Marítimo.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa, circulado do Campo de Concentração de Angra do Heroísmo (30.05.1918), para Rheydt, Rheinland, Alemanha. Carimbos batidos a lilás "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" e "Censurado 8.JUN.1918", e a violeta "Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre - LISBONNE". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro postal isento de franquia editado pela Cruz Vermelha Portuguesa e distribuído gratuitamente aos prisioneiros de guerra, remetido por prisioneiro alemão em Angra do Heroísmo (22.Jun.1918) para a Alemanha, com trânsito por Lisboa (28.Jun.1918) onde foi censurado "CENSURADO / 28.JUN.1918". Marcado na frente com carimbo batido a vermelho "DEPOSITO DE CONCENTRADOS ALEMÃES NA ILHA TERCEIRA" e carimbo batido a violeta "Commission Portugaise des Prisonniers de Guerre / LISBONNE". Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal Ceres do Continente com sobrecarga "AÇORES" de 1c, verde-escuro, OM38. Remetido de Angra do Heroísmo, datado de 06.Abr.1919, de Fritz Koltze, endereçado a Frau Edith Koltze, Friedrich Wilhelm Str. 33 III, Rheydt, Rheinland, Alemanha. Ostenta a marca "CORRº E TELº /ANGRA DO HEROÌSMO /19.ABR.19", a marca da censura "CENSURADO 19.ABR.1919" e a marca do "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira" (quase ilegível). Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal Ceres do Continente com sobrecarga "AÇORES" de 1c, verde-escuro, OM38. Remetido de Angra do Heroísmo, datado de 16.Mai.1919, de Fritz Koltze, endereçado a Fraulein Kelly Koltze, Friedrich Wilhelm Str. 33 III, Rheydt, Rheinland, Alemanha. Ostenta a marca "CORRº E TELº /ANGRA DO HEROÌSMO /??.MAI.19", a marca da censura "CENSURADO 31.MAI.1919" e a marca do "Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira". Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal de Angra do Heroísmo (16.Mai.1919), de Franz Koltze, internado em Angra (Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira), endereçado a Edith Koltze, em Friedrich Wilhelm Str. 33, Rheydt. Carimbo 'ANGRA DO HEROÍSMO, 01.JUN.19', 'CENSURADO 31.MAIO.1919' e 'RHEYDT 22.6.19', aplicados na face. Correio de Campo de Concentração.
--- CORRESPONDÊNCIA DOS CONCENTRADOS EM ANGRA ---
-- Recebida --
Sobrescrito circulado de Hamburg (05.12.1916), de Silvia Arvenger, para Max Wilde - I Offizier, internado no Campo de Concentrados Alemães, em Angra do Heroísmo. Carimbos aplicados na origem "Hamburg 35 /5.12.16", e no trânsito pela Suiça "BERN / 10.XII.16". Inscrição manuscrita "Au Bureau International de la Paix Berne - Ao cuidado da Cruz Vermelha Lisboa". Porteado em 50 cts. - Cruz Vermelha Suiça. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Niederseiffenbach (25.02.1918), para o campo de concentração de Angra do Heroísmo. Marcas "SEIFFEN 25.2.18" e "Freigegeben Auslandstelle Cöln - Deutz" aplicadas na origem. Obliterado c/ Carimbo "Corrº Tel. Angra do Heroísmo - 9.JUN.18", apresenta marca da censura "CENSURADO 5.JUL.1918". Porte de 7 1/2 Deutsches Reich". Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal da Cruz Vermelha Portuguesa circulado de Lisboa (16.Jul.1918), para Angra do Heroísmo (Depósito de Concentrados Alemães da Ilha Terceira). Menção manuscrita "Serviço dos prisioneiros da guerra". Marca a vermelho "Censurado /13.AGOS.1918". Isento de franquia. Correio de Campo de Concentração.
Inteiro Postal circulado de Peniche (29.Mai.1919), para o Castelo de S. João Baptista, Angra do Heroísmo. Marcas "Comission Portugaise des Prisonniers - Croix Rouge Portugaise" e "Delegação da Comissão de Prisioneiros - Angra do Heroísmo". Apresenta marca da censura "CENSURADO ?.JUL.1919". Porte de 2 c. Correio de Campo de Concentração.
--- ATIVIDADES CULTURAIS DOS CONCENTRADOS ---
Programa do Concerto de Natal, realizado no Campo de Concentrados de Angra do Heroísmo, a 26 de dezembro de 1917.
Livreto com canções de Natal, intitulado ”Weihnachten 1917”.
Programa do Schüler-Konzert, realizado no Campo de Concentrados de Angra do Heroísmo, no domingo, 27 de outubro de 1918.