Volta à página inicial
Conhecer a escritora
A sábia Sophia
Já leste A fada Oriana? E A menina do mar?
Quem escreveu estes livros foi a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.
Quando lemos um dos muitos poemas escritos por Sophia é como se o mar, a Natureza, a luz e o mundo inteiro tivessem sido lavados e polidos: as palavras são cristalinas, o texto é feito na medida certa, as ideias parecem acabadinhas de nascer. Temos a sensação de que alguém traduziu o que pensamos e o que vimos à nossa volta de uma maneira simples e muito bonita. Parece fácil mas é uma tarefa dificílima.
Essa é umas das razões por que Sophia de Mello Breyner Andresen é uma escritora reconhecida e premiada. Aliás, é tão única que até a chamamos apenas de “Sophia”, porque todos sabem de quem estamos a falar. Apesar de já não se encontrar entre nós, deixou-nos dezenas de livros, sobretudo de poesia e de histórias infantis, que têm passado de geração em geração. Até apostamos que nas estantes da tua família estão lá O Rapaz de Bronze, A menina do mar, O cavaleiro da Dinamarca…
Estes livros infantis começaram por ser histórias que Sophia inventava para contar aos cinco filhos (Isabel, Maria, Miguel, Sofia e Xavier). Descendente de um bisavô dinamarquês, ela nasceu no Porto em 1919. Aos 3 anos, aprendeu a recitar a Nau Catrineta: é que a família costumava fazer espetáculos de Natal em que as crianças atuavam, e a empregada não queria que Sophia fizesse má figura!
Sophia começou a escrever versos aos 12 anos. Era uma rapariguinha sensível, que falava sozinha e dançava na rua, atitudes originais que lhe valiam sermões da mãe. O avô materno deu-lhe a ler Camões, mas foi o pai que lhe pagou a edição do primeiro livro. Em adulta, viajou pela Grécia e pelo Mediterrâneo, lugares de que gostava muito. Foi a primeira autora portuguesa a receber o Prémio Camões, o mais importante da nossa língua. Dizia ela: “O verdadeiro artista não inventa, vê.”
Sabias que há cinco escritores na família de Sophia de Mello Breyner Andresen? Ora repara:
Sophia de Mello Breyner Andresen (a mãe) – poetisa
Ruben A. (o primo) – escritor e ensaísta
Maria Andresen (a filha mais velha) – professora e poetisa
Miguel Sousa Tavares (o terceiro filho) – jornalista e escritor
Pedro Sousa Tavares (o neto) – jornalista e escritor
Visão Júnior, n.o 102, novembro de 2012, pp. 21-22 (adaptado e com supressões)