Eu, Pedrina!

Pedrina Rosane Alves da Costa participou do programa Mulheres Mil em 2011, do Mulheres Sim em 2014 e 2015.

Tem 53 anos, é mãe de dois filhos, sendo que um deles ainda mora com ela e lhe faz companhia. Descobriu-se artesã e tem uma pensão para estudantes como fontes de renda. Mulher sorridente, criativa e batalhadora.

Quando relembra sua trajetória escolar, lembra que, no início, “tudo era vento contrário” - não conseguiu seguir com os estudos, faltou transporte, renda, incentivo familiar dos pais e do marido. Mas para uma grande mulher esses são desafios superáveis. "Tive, infelizmente que parar de estudar! Quando eu era mais jovem, quando eu terminei ensino médio, eu não tive condições de fazer uma faculdade, porque era só particular e eu não tinha recursos. Como eu era professora no interior, não tinha como me deslocar, porque tudo era vento contrário; na questão do transporte, questão da renda, então não consegui. Mas eu nunca desisti".

Foi assim que, com muita garra e imaginação, essa artesã sentiu-se capaz. Fez artesanatos lindos e úteis. É uma construtora, faz casas de gatos e de cachorros.

Criou dois filhos orgulhosamente.

"A vida não é só um mar de rosas, tem espinhos, também." Com os pés no chão, persistência e criatividade, fez o curso Mulheres Sim: "Foi uma experiência muito valiosa porque me agregou muito conhecimento e muitas coisas boas. Eu participei pela primeira vez no curso do Mulheres Mil no ano de 2011, ali foi a minha entrada no IFSC. A partir dali então eu comecei a perceber o quanto é importante a gente estar fazendo cursos, e surgiu oportunidade de fazer Mulheres Sim em 2014 e em 2015.

Ela participou da criação da Associação de Talentos e Artes - ATEAR e lá se foram as artesãs lançar-se ao mundo dos negócios. Fica a dica para outras mulheres.