Marline e o Mulheres Sim

Marline participou do programa Mulheres Sim em 2018

Para Marline, o Mulheres Sim não proporcionou aumento de renda diretamente. Contudo, o que aprendeu durante as aulas foi importante em muitas atividades no lar. "Eu aprendi a fazer sabão em pó (barra), bolinho, bolos, brigadeiros, como guardar as coisas na geladeira, como cuidar da cozinha, como fazer todas essas coisas.... São coisas que têm a ver com alimentos, como nós devemos fazer no dia a dia em casa". Aprendeu também o que não pode fazer: "O que é errado, o que deve fazer e o que não deve fazer, por exemplo a higienização, sanitização, como cuidar essas coisas dos alimentos, (higienização e guarda dos alimentos)".

A expectativa e a curiosidade constituíram também a sua motivação.

O contato propiciou a troca de experiências entre as culturas haitianas e brasileiras. Segundo Marline, participar do programa a ajudou a romper com as barreiras linguísticas e culturais que interferem na vida dos imigrantes para o acesso ao trabalho, a vivência em sociedade e a própria aceitação dos consumes diferentes que o povo dela trás.

Marline conta que, no início, era "estranho" estar na mesma sala de aula com metade das alunas brasileiras e a outra metade haitianas. Pode-se dizer que sem viver essas experiências, muitas delas não compreenderiam o quão ricas são as peculiaridades das duas culturas: "Fizemos amizades, até hoje quando eu vejo elas na rua, nos cumprimentamos: Oi, como vai? Como está?"

Colocar este programa em ação, especialmente nesse formato intercultural, foi um desafio para a coordenadora (Lorilei) e os professores. Mas, pensemos nos resultados, quanta riqueza cultural! Quantos saberes! Quanta superação, não é?

"Foi uma experiência muito grande, muito boa também, nós aprendemos muitas coisas com as colegas , foram muito legal! Muito divertido."

"Agora eu faço o curso de alimentos (superior), mas tem muitas coisas que eu já sabia do curso Mulheres Sim, e agora estou aprendendo de novo essas coisas. Foram muito, muito útil."

Mensagem para alguém especial


Professora Lorilei!

A professora Lorilei, você foi muito boa, principalmente conosco, haitianas. Você sempre nos ajudou e você é muito querida para nós. Você é compreensiva, sempre pronta para ajudar: muito obrigada por tudo. Porque você acredita em mim, agora. Você sempre fala assim: "você pode estudar, Marline. Eu vou ajudar vocês". Agora eu estou fazendo um curso (Tecnologia de Alimentos) muito obrigada por isso! Porque você acredita em mim!

Minha vida mudou, mudou completamente porque eu faço curso em Tecnologia de Alimentos e agora estou trabalhando. Minha vida mudou muito e eu aprendi muitas coisas com você. Completamente, minha vida mudou.

Obrigada!

Marline!

No decorrer de nossa vida, conhecemos muitas pessoas. Algumas “tocam” o nosso coração e permanecem conosco, mesmo distantes. Agradeço sempre a oportunidade que tive no IFSC de ser professora de português como língua adicional para alunos haitianos. Aprendi muito, lições que não estavam nas gramáticas e nem nas regras de língua portuguesa.

Guardo com muito carinho a lembrança de todos meus alunos haitianos. Porém, neste momento quero me dirigir a você, Marline.

E, para isso, vou compartilhar algumas lembranças e acontecimentos relacionados a sua trajetória inicial aqui no Brasil, que me marcaram e que fazem com que eu a admire muito!

Marline, você deixou seu país, sua família, seus amigos, sua cultura, sua formação acadêmica e veio para o Brasil para formar uma nova família. Seu filho quase nasceu nas nossas aulas! (Lembra?). Lembro de você como uma aluna esforçada, inteligente, que além de fazer as suas atividades, ajudava os colegas com mais dificuldade. Depois que você concluiu nosso curso de português, queria continuar estudando, tinha como objetivo cursar uma faculdade. Estava há apenas 2 anos e poucos meses no Brasil, mas muito determinada, conseguiu alguns livros, estudou em casa e passou na prova do ENEM, ingressando no curso superior de Tecnologia em Alimentos do IFSC.

Por tudo isso, parabéns pela sua coragem e determinação na busca de seus objetivos, você é inspiração para muitas mulheres! Continue firme e forte!

Um grande abraço!

Lorilei