Fatos e fotos de Maria Helena

São momentos importantes de sua vida, e foram indicados por ela.

Amizades

Em 2017 eu convidei as minhas amigas do coração, Sônia e a sua prima Sirlei, que moram perto da minha casa para irmos no programa Mulheres Sim. Elas gostaram do curso, gostaram muito!

Elas participaram bem, até melhor que eu.

Eu me sentia realizada por causa disso, porque o objetivo meu era mesmo que elas viessem participar do programa.

Foi uma felicidade pra mim!

Maria Helena.

Quais seus sonhos

O sonho maior de Maria Helena é "retomar ou recuperar a vitalidade que eu tinha quando mais nova, para levar uma vida plena com sentimentos positivos, mais saúde e satisfação".

Um sonho já foi realizado aos sessenta e cinco anos, construir uma casa grande e bonita para seus pais, contudo hoje os pais já são falecidos e ela sente muita falta de suas companhias.



Animais de estimação


Em 2006 Maria Helena acolheu um casal de gatos, eles tiveram filhos, foram procriando e se juntando aos gatos que apareciam em sua casa, todos eram acolhidos. Por seis anos eles se multiplicaram e chegaram aos setenta gatos. Diz ela que, na época o que ela recebia de salário nunca faltou pra comprar ração, "no início eu fazia comida de panela e comprava leite pra eles, depois comprava um saco de ração de vinte e cinco quilos por mês". Ela relata que em 2010 tinha trinta filhotinhos de gatos e mais um monte de gatos adultos. Certo dia ela precisou viajar para acompanhar as mulheres do movimento das camponesas, quando voltou para casa só tinha onze filhotes em casa, os outros tinham sumido, ela nunca soube o que aconteceu. Na sequência os gatos começaram a morrer envenenados, ou atropelados na estrada e consequentemente eles foram diminuindo e acabaram. Ela diz que sofreu muito com isso, e ficou quatro anos sem adotar mais gatos. "mas hoje eu só tenho dois gatos e dou ração pra eles".

Dona Maria Helena diz que quando criança era chamada "mutter catz" mãe dos gatos em alemão.

Momentos que marcaram a sua vida

Maria Helena lembra com muito carinho que em 1965 tornou-se freira aos 18 anos, na cidade Aroio do Meio -RS, e começou a lecionar em uma escola de Mato Leitão perto de Venâncio Aires- RS, justifica ela que o seu sonho era ser professora, "eu adorei a experiência". Lá ela fez teatro, aula de cantos e participou em corais.

Ela gostou muito de aprender e gostava de tocar teclado e flauta.

Maria Helena sempre queria estar no meio do povo, gostava de ajudar as pessoas e se apresentar em público.

Poesia de Maria Helena feita em 2006

O que a deixa feliz

Sua alegria é ajudar as pessoas necessitadas, com problemas de saúde, idosos, deficientes, pobres.

Participar do movimento das mulheres camponesas é uma satisfação para ela.

Músicas preferidas

As flores do seu jardim