Eu, Marline!

Marline Lubin participou do Mulheres Sim no IFSC-São Miguel do Oeste em 2018.

Ela morava em Jacmel, no Sudeste do Haiti; mas está no Brasil mais de três anos.

Quando desembarcou no Brasil, em 20 de dezembro de 2016, trazia no coração as saudades do namorado haitiano que aqui já residia, com quem casou após quatro dias. Na mala, trazia o desejo de um trabalho que lhe proporcionasse uma vida mais justa e com condições de constituir sua família com dignidade.

Segundo Marline, deixar os pais, irmãos e amigos para trás, do outro lado do Atlântico, não foi fácil! Deixou também uma faculdade de espanhol na República Dominicana pela metade. A barreira linguística não impediu essa mulher decidida e sonhadora de se reconstruir e construir uma nova vida nesta terra de pessoas estranhas. Foi nesse clima que iniciou o curso Mulheres Sim: "Eu testava cheia de expectativas, curiosa para saber o que ia fazer, como fazer. Era a primeira vez que fazia um curso no Brasil. Foi uma experiência muito grande, muito boa também. Nós aprendemos muitas coisas com as colegas , foram muito legal! Muito divertido".

Marline não conquistou somente seu espaço, casa e trabalho aqui no Brasil. Com sua gentileza, simplicidade e carisma, fomos todos conquistados por ela.

As mulheres determinadas não deixam os sonhos morrerem, eles apenas hibernam enquanto têm outras pessoas para cuidar e objetivos mais importantes para serem resolvidos. Os sonhos continuam guardados na caixinha, esperando o momento certo para que seja aberta. E assim foi, após Marline terminar o Mulheres Sim, teve a oportunidade de fazer graduação no IFSC e lá foi ela retornar aos bancos da graduação. Daqui a um pouco mais de um ano teremos uma formatura!

Se existem dificuldades em sua vida? "Sim! A saudade é grande", mas o seu filho, de dois anos de idade, vai poder se espelhar numa mãe forte, que estuda, trabalha, conquista e avança sempre com determinação e um sorriso lindo no rosto.