Eu, Joana Fernandes Sebben!

Joana participou do programa Mulheres Mil na segunda turma em 2012, e do Mulheres Sim para agricultoras em 2017.

Tem 51 anos, é agricultora apaixonada pela terra! Descanso é só o nome da cidade em que mora: não tem nada a ver com sua rotina de trabalho incansável na produção de alimentos orgânicos.

É filha de agricultores. Tem um filho que tem uma mãe feminista.

Seu lar é a vastidão do campo, e sua família, os (as) camponeses (as).

É a "margarida lilás" do nosso oeste, da marcha das margaridas de Brasília! Ao amarelo e o branco das margaridas, juntamos o lilás, da cor da luta feminina, com o vermelho dos morangos de sua horta, não nos esqueçamos do rosa da camiseta do Mulheres Sim. É um mix de cores e sabores que marcam a sua presença em todos os lugares por onde passa!

Mulher trabalhadora! De morango em morango, faz a vida acontecer e a felicidade de muitos.

Quantas histórias, quantas lutas pra contar!

Mulher forte! De vigor, palavras objetivas e retas! Não gosta de rodeios, sua serenidade e posição definidas no mundo foram moldados pelo seu carisma sincero.

Teve a força de reunir um batalhão de mulheres agricultoras quando surge a oportunidade de fazer um curso só para mulheres agricultoras, em 2017. "Muitas vieram pela confiança na minha pessoa, pelo que eu comentava que o curso ia ser. Acho que ajudei a turma a crescer com certeza", diz ela. "Quem começou não desistiu, quem veio no primeiro dia, se formou", complementa.

A sua preocupação com as mulheres é bem conhecida, está retratada no importante documentário que deixo abaixo. Mesmo sabendo muito sobre o tema violência de gênero, ela está atenta a cada palavra que ouve e pode replicar às mulheres: "Me lembro quando a delegada Joelma falou da questão da não violência, como evitar a violência, como se proteger. E da solidariedade com mulheres as que sofrem violência, foi bom".

Documentário Sozinhas, retrata a violência com as mulheres que vivem no campo.

Com a participação de Joana e outra colega do Mulheres Sim.