Fatos e fotos de Bernardina

São momentos importantes de sua vida, e foram indicados por ela.

O que a deixa feliz?

A primeira casinha que nós fizemos, quando voltamos para o campo, foi de pau roliço e coberta de folha de coqueiro. Nós íamos para lá de manhã e voltávamos de noite. Ao meio-dia a gente arrumava uma rede e fazia um sono, porque saía cedo de casa pela manhã. Pendurava uma panela de ferro, de laça, fazia um fogo embaixo e cozinhava a comida ali.

A gente era feliz! Coisa boa!

Deitava e olhava o sol pelas frestas e tudo era tão lindo! Simples e bonito. Até que começamos a construção da nossa casa, que ainda está em obras, porque estamos rebocando.

Mas a gente é muito feliz lá. E muito bom viver com a natureza. Bernardina.

Dona Bernardina faz parte da história de luta pelos direitos das Mulheres, em São Miguel do Oeste

O Movimento de Mulheres Urbanas- MMU foi criado em São Miguel do Oeste, a partir do encontro de mulheres de todo município e contou com a participação da deputada estadual Luci Choinack e do Padre Reneu Zortéa.

O objetivo principal era juntar forças para lutar pela consolidação do direito da aposentadoria da dona de casa, hoje este é um direito já consolidado.

O Movimento das Mulheres urbanas após estar oficializado passou a se chamar MMTU - Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas, sob a coordenação da Bernardina Bataglin que esteve a sua frente por 10 anos. Segundo ela, só deixou a liderança quando voltou a morar no interior do município, mas, continua ativa na luta pelas mulheres do campo e da cidade, ligada as causas sociais.

Sonho

Quero ver um mundo melhor para todos, um mundo em que as pessoas tenham o pão de todos dia, não passem fome, seja um mundo justo com igualdade e fraternidade.

É destruir o capitalismo selvagem.

As amizades

A nossa turma já era uma turma de caminhada. Nós caminhávamos juntas no movimento, então o que vinha era pra acrescentar. Nós formamos mais laços de amizade, mais forte. A gente trabalhou muito em grupo, e foi tão legal os grupinhos porque a gente fazia os trabalhos rapidinhos, pra depois poder conversar e discutir os nossos assuntos, era muito legal.

A gente se encontra no movimento das mulheres camponesas. E assim, no dia a dia, na igreja, nas promoções, nas festas, nos bailes, acha uma que outras e sempre vai conversando. Bernardina.


Momentos que marcaram a vida de Bernardina

Muitos foram os momentos importantes que enriqueceram a vida de Bernardina. Sempre ligados às pequenas conquistas que fazem parte da sua trajetória. Hoje, ela olha para trás e vê o quanto longe chegou.

Destaca algumas: a primeira eucaristia, a formatura no ginásio formal, o noivado com Modesto P. Bataglin, a primeira gravidez, o nascimento dos filhos, o primeiro dia de aula da filha Sandra, a formatura dos filhos e os seus casamentos. Ressalta ela, em especial, o momento do nascimento do neto Matheus. Ela vibra com cada conquista esportiva do esposo, que é atleta, e das vitórias dos seus filhos.

Dona Bernardina destaca-se na luta pela união das mulheres do campo. Foi ela a fundadora do movimento

Se orgulha da sua participação como dirigente do grupo de reflexão de catequese, e da coordenação da comunidade do Bairro Sagrado Coração de Jesus.

Foi importante a sua formação em Teologia para Leigos e Realidade Brasileira e e formatura no Mulheres Sim.

No seu livro da vida, também estão registros de momentos difíceis, que deixam um vazio e muita saudades: o falecimento dos pais, Maria e Féliz, a perda de três irmãos, e o falecimento dos sogros.

Esses são registros e expressões de uma mulher solidária, que se sente grata em partilhar sua vida, seus conhecimentos e seus momentos.

Fato que aconteceu durante o curso

Foi uma palestra que tivemos durante o programa de 2019 sobre gênero. Foi durante a aula de artes. A palestrante era transexual e estava se preparando para fazer a cirurgia para troca de sexo, de menina para menino. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ouvi-la. Marcou muito pra mim ver o mundo pelo outro lado, fazer essas descobertas.

A vida no cotidiano e o trabalho no campo

Recolhendo ovos

O trabalho no campo

Cultivando a horta

Cozinhando

A família Bataglin

Lazer

Músicas preferidas

Estar em uma roda de chimarrão com as mulheres do movimento de mulheres camponesas. Poder estar com várias pessoas e dialogar sobre as culturas de plantio, de sementes, jardins e da natureza. Partilhar, conversar e trocar conhecimento sobre as coisas boas do dia a dia.

Coisas boas que começam com B: jogar bolãozinho, baralho e bingo.

Ir a bailes para dançar e, principalmente, cozinhar para a família e amigos.