Conheça o ProfEPT

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) integra a área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Mestrado profissional é o primeiro ofertado em rede nos institutos federais, 2018.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital para seleção do seu mestrado profissional, que será ofertado em rede por 40 institutos federais de todo o Brasil. Esta é a quarta oferta do mestrado em rede dos institutos, e a coordenação é feita pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Serão 913 vagas, sendo metade reservada a servidores das instituições. A outra metade será aberta à comunidade em geral. As inscrições começaram no dia 13 de fevereiro e vão até 18 de março, pelo site do Ifes, na página do processo seletivo. A taxa é de R$ 72 e será paga por meio de guia de recolhimento da União (GRU). O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, e escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado. Será aplicado, no dia 17 de maio, um Exame Nacional de Acesso (ENA), que contará com 50 questões objetivas. Poderão participar da seleção, pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final sai no dia 24 de junho, e as aulas estão prevista para começar no mês de agosto.

https://profept.ifes.edu.br/component/content/article?id=16374 Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 13h27 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 15h23.

Um mergulho no mundo da pesquisa científica, aula inaugural, 2018

Os cursos de pós-graduação stricto sensu, que no caso do IFSC são ofertados em nível de Mestrado, são cursos presenciais com alto nível de excelência voltados a quem deseja aprimoramento profissional e acadêmico em determinada área. O aluno de mestrado desevolve uma pesquisa científica com a orientação de um professor doutor; no final do curso os resultados do trabalho são apresentados na forma de dissertação para uma banca examinadora. Para ingressar no curso, o candidato deve possuir Ensino Superior completo e/ou experiência prática na área do curso. A seleção dos candidatos é realizada por meio de análise curricular e documental. A duração média dos cursos varia entre um e dois anos. Ao final do curso, é conferido ao aluno o diploma de mestre, que o torna apto a lecionar em cursos de nível superior.

Aula inaugural do Mestrado ProfEPT 2018

Este é um programa de grande importância para a rede federal e, no nosso caso, a maioria das vagas foi ocupada por servidores técnico-administrativos, abrindo oportunidades para a qualificação e a realização de pesquisas sobre a nossa atuação. Durante anos os pesquisadores da EPT eram externos, não tinham a vivência de atuação na educação profissional. Por isso, termos um mestrado focado na área e com servidores da rede como alunos permite um maior protagonismo, qualifica as pesquisas e contribui para as boas práticas, construindo e consolidando conhecimentos em EPT. Desejo um excelente curso a todos os nossos estudantes!

Maria Clara Kaschny Schneider

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 17 ago 2018 16:29 Data de Atualização: 17 ago 2018 16:59