Noeli de Ávila

Trabalhou! Trabalhou, trabalhou muito. Verânia (Vera) e Geovane que o diga! Os filhos orgulhosos viram sua mãe ir à luta todos os dias, por exatamente 25 anos. Ela subiu os mesmos degraus que a levaram ao apartamento da mesma família (dos patrões) durante 25 anos de sua vida. Lavou, passou, cozinhou, cuidou das crianças na mesma casa. Viu-as crescer.

"Eu tinha que estar no trabalho às 7:30 horas ou 8:00 horas e sair às 19 horas, mas eu aguentei por vinte e cinco anos. Eu era sozinha e o apartamento tinha 22 peças, além de lavar, passar, cozinhar e limpar... eu cuidava das crianças, eu não conseguia! Era muito sofrido! Mas eu aguentei!" As lembranças enchem seus os olhos de lágrimas. Vinte e cinco anos são uma vida! Ainda sobre as lembranças dessa época: "Olha já fazia uns oito anos que eu estou aposentada por invalidez e não via a minha ex. patroa, esses dias, faz 15 dias, encontrei ela num velório. Ela me chamou e me abraçou, disse que tem muita saudade, ela disse: - vem lá vem lá em casa me visitar. Como eu sei que o apartamento deles não têm elevador, é só escadaria bem alta, daí eu disse para ela que eu não posso ir lá porque eu não consigo subir mais escadas'.

Nem por isso, o sonho de aprender mais e mais lhe fugiu. Estar em sala de aula foi uma aventura, uma alegria, muito embora com muita insegurança: "A gente não sabia como é que era, pensei que eu iria passar vergonha. Pensava: eu não sei como é que vai ser lá, não sei como é que é".

Noeli participou pela terceira vez do programa. Para ela, a motivação foi o bem-estar que sentiu logo na sua primeira participação em 2011 "eu adorei muito, gostei muito, me ajuda assim demais pra minha cabeça, foi uma terapia conversar com pessoal, fazer amizades. Eu criei muitas amizades, principalmente com a professora Noeli. Fizemos pinturas e muitas outras coisas que eu tenho guardado, tá bem bonitinho".

"Quando eu fiquei sabendo do curso deste ano, 2019, eu vim, e aqui estou novamente, isso é muito bom para mim, porque me ajuda para não ficar em casa, porque como tenho problema nas pernas eu não vou em lugar nenhum, não tenho como sair para ir a festas, então estar aqui me alegra. "

O programa, segundo Noeli, não proporcionou aumento de renda, recursos financeiros, mas representou a primeira formatura de sua vida, já que ela estudou somente até a segunda série do fundamental um."O curso foi muito lindo, muito bom! Eu nunca pensei que um dia pudesse ter uma formatura para mim. Foi muito comovente, foi muito emocionante! Ter diploma, dizer que eu tive uma formatura, que eu jamais ia pensar que um dia eu ia me formar, e foi muito linda! No curso, a gente aprendeu muita coisa bonita como pinturas. Aprendemos em muitas palestras, sobre boa alimentação, sobre diabetes e colesterol."

Quando perguntado o que Noeli aprendeu e foi importante para sua vida, ela diz que: "Uma coisa que eu mais queria aprender aqui nos cursos que aquela vez mais tivemos dificuldade era informática. Porque eu ganhei um celular desse (com touch) mais moderno, da minha neta e nem tudo eu sei mexer por causa que tem muita coisinha aqui, e o meu é diferente, antigo. Eu adoro esse curso do computador que é uma coisa que faz diferença na minha vida. Agora eu tô começando a entender as letrinhas, como é que faz"?

"O curso ajudou para melhorar minha arte e minha luta, também. Eu vou levar o bem que o curso fez pra minha vida, foi uma terapia".

Fatos do Mulheres Sim que ficaram na sua memória:

  • Um dia, as mulheres começaram a fazer pão no laboratório de alimentos, era muitas mulheres, umas quarenta. Enquanto a professora ensinava a fazer os pães, as mulheres jogavam a massa na mesa e socavam, ou brincavam com a massa. "Faziam de qualquer jeito e não tratavam a massa com carinho. Elas não demonstravam respeito com a massa, que é abençoada! O pão é sagrado! Fiquei indignada!

  • Eu comecei a caminhar depois das aulas de educação física do [professor] Juliano. Ele explicava tudo direitinho que era bom pra saúde, que iria me ajudar pra me sentir melhor, explicou bastante coisas que me motivaram.

  • Uma vez, nós fizemos uma viagem para o Rio Grande do Sul com a professora Noeli. Na volta, viemos contando piada e rindo no ônibus, nós rimos muito! Foi muito divertido, eu amei!

Mensagem para alguém especial


Professora Noeli Moreira.


Por que ela foi tudo na minha vida!

Meu Deus, meus caminhos, fiquei muito feliz porque ela é uma pessoa bem-disposta na sala de aula.

Ela não traz aquela tristeza que ela pode ter em casa, contar seus problemas, não. Ela vem trazer alegria para a mulherada, para mim mesma.

Quando ela entra na sala de aula, traz aquela alegria para gente, parece a Hebe Camargo: ela é muito doce!

Noeli.

Querida Noeli,

Tem momentos na vida que a gente acha que o tempo passou e que não temos mais nada para aprender, até conhecermos gente como você Noeli. Aluna desde os cursos do Mulheres Mil e depois no Mulheres Sim. Você demonstrou o tempo todo, que sempre existe lugares para desbravar, coisas para ver e conhecimentos novos para aprender.

Fazendo isso, você ensinou a muitas colegas suas e aos professores, que nunca é tarde para ir em busca de caminhos melhores.

Só tenho a agradecer sua generosidade e presença constante no IFSC.

Admiro gente como você, que vai em busca para aprender, para compartilhar e retribuir da melhora maneira, com sua alegria de viver!

Amor e paz na sua vida!

Noeli Moreira.