Dominga e o Mulheres Sim

"Quando começaram a construir aqui, o IFSC, eu vinha pegar a lenha ali perto e daí eu disse para minha vizinha - tão fazendo um colégio muito grande e bonito lá, mas lá, eu acho que nunca vou conseguir entrar. Eu sempre tive vontade de estudar, sim! Sempre quis descobrir as coisas e aprender sobre tudo. Daí eu fui no CAIC e uma mulher me disse que ia ter um curso aqui no IFSC e não precisava ter estudo, eu pedi pra moça me inscrever, e eu comecei aqui."

O que foi possível produzir depois do programa:

"Artesanato essas coisas, tenho bastante coisas guardada. Mas eu fiz umas coisinhas pra vender, capinha de celular, camisetas, sacolas, não muito, né! As professoras ensinaram que a gente precisa economizar energia, que é para não gastar dinheiro à toa, isso me ajudou muito e eu ensino meus filhos.

O curso Mulheres Sim ajuda as mulheres a arrumar um emprego com carteira assinada:

"Ele ensina e ajuda para isso. Como se arrumar, saber falar, se apresentar quando vai pedir emprego. Não ir suja. É muito bom isso, a gente aprende e ensina os filhos também."

Sua vida, hoje:

"Está muito boa! Eu fiz amizades. Foi tudo muito bom, por isso estou aqui de novo. Tem colegas que tenho amizade ainda hoje, eu vou na casa delas. Se eu estiver viva, se tiver a oportunidade de fazer outros cursos eu venho fazer. Porque eu saio um pouco de casa, daí é bom para mim. Eu saio de casa, vou no curso, e aprendo muitas coisas e encontro muitas mulheres. Eu não tenho nada a dizer que pode melhorar, porque todos os professores são bons, a equipe, eu gosto de tudo.

Mensagem para alguém especial


Professor Dionathan

Eu mandaria essa mensagem para o professor Dionathan, de costura, porque eu aprendi muito com ele, ensinou como medir e cortar os tecidos, ele ensinava muito bem.

O Dionathan era muito atencioso, ensinou muita coisa para nós, eu aprendi com ele e ele aprendeu a gente.

Eu gostava muito do jeito do professor.

Domiga.


Mensagem em vídeo do professor Dionatham para dona Dominga