Seja Bem-vindo(a) ao diálogo com as egressas do programa Mulheres Sim do IFSC-SMO

Quem Somos

Este espaço é fruto da pesquisa de mestrado MULHERES SIM: Análise da Inclusão e Emancipação na Experiência do IFSC – São Miguel do Oeste.A pesquisa foi realizada entre 2018 e 2020, pela mestranda do programa ProfEPT Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, sob a orientação da Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto. Aqui você acompanha a história de vida e de superação de agressas do Programa Mulheres Sim, ofertas 2014 a 2019 no IFSC câmpus de São Miguel do Oeste- SC-Brasil.

Sobre a Pesquisa

A criação deste site integra a pesquisa intitulada: MULHERES SIM: Análise da Inclusão e Emancipação na Experiência do IFSC – São Miguel do Oeste, investigou quais os impactos do Programa Mulheres Sim na vida de egressas das turmas de 2014 a 2019. A pesquisa foi registrada e aprovada pelo Comitê de éÉica na Plataforma Brasil com o número CAAE 10215819.5.0000.0115.

Programa Mulheres Sim

Em 2013, quando o Mulheres Mil foi incorporado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a equipe de extensão do IFSC identificou que muitas mulheres não seriam mais atendidas, uma vez que o Pronatec exigia escolaridade mínima nos cursos. Para dar continuidade à proposta, em 2014, o IFSC criou um projeto piloto do programa Mulheres Sim. Desde então, os cursos já foram ofertados 65 vezes nos câmpus, atendendo a quase duas mil mulheres. Por Marcela Lin | Jornalista IFSCTV-2019.Acesse: encurtador.com.br/dht24

Resultados

Os resultados obtidos com esta pesquisa e a avaliação deste site (produto educacional) estão disponíveis na dissertação em anexo ao site.


Conheça as histórias de vida de egressas do Mulheres Sim- IFSC – São Miguel do Oeste!

São oito histórias cativantes, cheias de belos exemplos de como o conhecimento pode contribuir para melhorar a vida das mulheres.

Atenção: clique nos nomes de cada uma delas, abaixo, e conheça essas histórias.


Sobre o Produto Educacional

Sobre o programa Mulheres Sim

Este site é um produto educacional, parte da pesquisa de mestrado em educação profissional e tecnológica de Adriana R.V. Schmitt, tem o objetivo de publicizar os resultados da pesquisa, assim como, estimular outras mulheres para o acesso à educação como forma de superação de vulnerabilidades sociais.

A banca de dissertação ocorreu no dia 24 de junho de 2020 de forma virtual.

Acesse os resultados da pesquisa disponíveis na dissertação e no encarte abaixo.

educapes.capes.gov.br/handle/capes/572308


Encarte_Adriana_Schmitt(3).pdf

O programa Mulheres Sim tem raízes no programa Mulheres Mil da MEC/SETEC de 2011, assista os vídeos de pessoas que participaram da implantação do programa a nível federal e local.

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), assista a entrevista com a diretora de Articulação e Projetos Especiais do MEC.

Apresentação do diretor do IFSC- SMO Diego A. Martins

Apresentação do Programa Mulheres Mil

http://portal.mec.gov.br/programa-mulheres-mil

A reportagem "Além da sala de aula" da Rádio Peperi mostra iniciativas do Instituto Federal de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste que buscam a inclusão de pessoas e grupos que estão fora da escola. O material, dividido em três capítulos, mostra ações voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, haitianos que vieram para o extremo de Santa Catarina em busca de uma vida melhor e agricultores que voltaram para a escola depois de muitos anos.

Confira o primeiro capítulo e conheça histórias de mulheres que superaram as dificuldades e encontraram na educação um caminho para a inclusão. Use fones de ouvido para melhorar sua experiência.

Marcos Meller