Rio de Janeiro, 2018.
Quando se fica muito tempo sentado, a gente sempre descuida da postura e em menos de 1 hora nos tornamos idosos de 500 anos com uma corcunda gigante! No celular então? Ficamos tanto tempo com a cabeça apontando para baixo, que muita gente já experimentou dor no pescoço…
E com as crianças? É diferente?
Não. Infelizmente não é diferente e ainda tem vários agravantes… Começamos com o fato de que as crianças possuem mais ossos que os adultos e esses ossos vão calcificando e se unindo com o passar do tempo… Isso dá margem para que algo de errado aconteça.
Agora vamos a mais fatos interessantes. Já temos documentado deformidade nas mãos por uso de smartphones e Síndrome do Túnel do carpo com o uso de videogames.
Não vamos esquecer do computador. O uso do teclado e do mouse podem trazer Lesão por esforço Repetitivo, também conhecido como LER, que é antecessora à Síndrome do Túnel do Carpo.
Fora os problemas de circulação por as pernas ficarem paradas na mesma posição por muito tempo…
Para problemas posturais, é sempre interessante procurar o ortopedista. Ele vai direcionar o tratamento ao fisioterapeuta e fazer o acompanhamento da evolução do tratamento.