Rio de Janeiro, 2018.
Quem nunca acabou passando quase a noite inteira em claro por causa de alguma coisa que iria acontecer no dia seguinte?
Isso é um exemplo de ansiedade.
Mas será que ansiedade se resume apenas a isso? Alguma preocupação a respeito de algo que vai acontecer? Bom, depende. A ansiedade normal, que é experimentada pelas pessoas no dia a dia é sim, apenas isso. Preocupação, vontade de que comece logo ou acabe logo…
Mas aqui estamos falando sobre a Ansiedade enquanto doença. Então, a situação acaba sendo muito, muito mais complicada.
Infelizmente o transtorno de ansiedade tem origem psicológica (ao menos é nisso que se sabe até o presente momento) e pode ter manifestações (sintomas) físicas e não depende de idade, o que acaba tornando um pouco mais fácil de os responsáveis por crianças identificarem.
Sintomas psicológicos do transtorno de ansiedade:
Com esses sintomas psicológicos frequentes, começam a aparecer os sintomas físicos. Alguns deles:
O Transtorno de Ansiedade é uma doença que muitas vezes acaba sendo confundida com outras desordens. Sempre observe o comportamento da criança e caso alguma coisa te chame a atenção, procure observar mais atentamente e não esqueça de relatar sempre ao pediatra. Caso desconfie que a criança tem Transtorno de Ansiedade, marque uma consulta com o psicólogo.
Bibliografia
DE FREITAS OLIVEIRA, Marcia; DE MORAES, Marcus Vinícius Marques; CARDOSO, Diego Davi. Avaliação da ansiedade infantil prévia ao Tratamento odontológico. Assessment of childhood anxiety prior to dentistry care. Publicatio UEPG: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 18, n. 1, p. 31-37, 2012.
VIANNA, Renata Ribeiro Alves Barboza; CAMPOS, Angela Alfano; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 5, n. 1, p. 46-61, 2009.