Rio de Janeiro, 2018
Ficar sem comer é normal até certo ponto. É normal não comer antes das refeições para poder aproveitar a refeição (não pode comer biscoito antes do almoço, nem tomar iogurte, tudo tem sua hora). O problema é quando a criança se recusa a se alimentar mesmo sentindo fome.
Em alguns casos não passa de uma birra, para chamar a atenção dos pais ou por alguma irritação… Mas tem casos que a situação piora e a criança se recusa a ingerir qualquer alimento.
A anorexia infantil pode ter diversas causas, geralmente a questão é psicológica e depende de tratamentos e reeducação alimentar, mas também podem ser problemas de saúde, então o caso requer investigação.
Por incrível que possa parecer a anorexia infantil pode se iniciar até mesmo antes de a criança começar a falar, durante a fase de amamentação sendo classificada como anorexia infantil até os 12 anos de idade.
Os sintomas da anorexia infantil podem ser:
O chamado “ambiente externo” também tem de ser controlado. Isso quer dizer que, nada de TV, YouTube ou jogos durante as refeições. A criança tem de conhecer o próprio corpo e aprender o que são as próprias sensações como fome e saciedade.
Também não podemos esquecer que a influência externa pode trazer diversos transtornos para a vida de crianças. Os chamados “padrões de beleza” são cultuados por diversas pessoas e a forma que a criança trata o próprio corpo é um reflexo não apenas de quem ela é, mas também do que ela ouve. Isso quer dizer que a criança, mesmo pequena pode ser influenciada a se restringir ou seguir determinada tendência pois o “astro” que ela assiste está falando. Cada vez mais temos complicações para filtrar conteúdo e os responsáveis por crianças são os que mais relatam dificuldades com esse conteúdo tão abrangente e difícil de controlar minimamente.
A comida é o combustível do corpo, sem o alimento nosso organismo não consegue se manter funções básicas e pode até mesmo entrar em óbito. Por isso é tão importante manter uma alimentação equilibrada e se alimentar bem.
O pediatra, psicólogo e nutricionista auxiliam no diagnóstico e no tratamento da Anorexia Infantil.
A anorexia também pode se manifestar após os 12 anos de idade, nessa fase ela é classificada como anorexia nervosa. Saiba mais sobre ela pelo link abaixo.