Rio de Janeiro, 2018.
O isolamento do mundo real geralmente tem início com um fenômeno chamado phubbing. Esse fenômeno tem sido estudado e é um tanto preocupante.
O isolamento do mundo real geralmente tem início com um fenômeno chamado phubbing. Esse fenômeno tem sido estudado e é um tanto preocupante.
Mas o que é esse tal de phubbing? Explico. Sabe quando você está jantando com alguém e a pessoa fica no celular? Mais parece que você está comendo sozinha. Então. O nome do que a outra pessoa está fazendo é phubbing.
E hoje temos vídeo interessantes sobre isso na internet, incluindo de pessoas caindo e se machucando, pois não estavam prestando atenção na rua.
No caso de crianças, você consegue observar esse fenômeno com clareza quando eles estão assistindo vídeos no YouTube. Dependendo da situação, nem o bolo de chocolate é páreo…
Pudim amassaaadooooo
Esse quadro pode evoluir para o isolamento do mundo real, que é onde a criança se isola em um mundo de fantasia (ou tecnológico) e cessa as interações com o mundo real, se fechando apenas no mundo virtual.
Sem a interação social a criança perde grandes oportunidades para amadurecer e fazer amigos. As crises do mundo real são ponto importante na formação da personalidade da criança e necessitam existir.
O Phubbing se torna algo preocupante quando vira padrão e não fato isolado. Não é só com aquele vídeo ou aquele jogo. A criança começa a dar muita, muita atenção ao aparelho.
O isolamento do mundo real é algo realmente preocupante. Se a criança já passou da fase da fantasia, onde real e imaginário se misturam na cabeça, é onde realmente deve morar a preocupação. Geralmente a fase da fantasia se encerra aos 5 anos, mas cada criança interage de uma forma, então só o psicólogo pode avaliar bem a situação.
Para saber como funciona o vício em tecnologia, acesse:
Bibliografia
CARVAJAL, Evelyn Téllez. Families and technologies. What about the phubbing in Mexico?. Horyzonty Wychowania, v. 16, n. 37, p. 59-69, 2017.
PONTE, Cristina; VIEIRA, Nelson. Crianças e Internet, riscos e oportunidades. Um desafio para a agenda de pesquisa nacional. In: Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da SOPCOM. 2008. p. 2732-2741.