Arranjo

Virtual

IAN GUEST (Janos Geszti)

Húngaro radicado no Brasil desde 1957.

Residente, desde 2014, em Tiradentes MG.

Bacharel em composição pela UFRJ Rio de Janeiro.

Bacharel em composição pelo Berklee College of Music, Magna cum Laude, Boston.

Compositor, diretor, arranjador em discos, teatro, cinema e publicidade.

Precursor, no Brasil, da didática aplicada à música popular.

Introdutor do Método Kodály de musicalização no Brasil.

Indicado para o título de Doutor Honoris Causa na UFSJ.

Indicado para o título de Notório Saber na UniRio.

Indicado para a Medalha de Ouro ao Mérito do Governo da Hungria, pela introdução do Método Kodály de Musicalização no Brasil.

Professor na Universidade Livre de Música Popular “Bituca” em Barbacena MG. Professor visitante e de extensão em universidades como UFMG e UFRJ. Professor em cursos de capacitação para professores nos Conservatórios Estaduais de Minas Gerais.

Professor / palestrante / oficineiro em festivais e escolas de música por todo país.

Fundador do Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical – CIGAM – no Rio de Janeiro (1987), ora em fase de implantação no estado de Minas Gerais, e da Sala Sidney Miller no MAM do Rio.

Autor de livros/CD publicados pela editora Irmãos Vitale em selo Lumiar Editora: * Arranjo, método prático em 3 volumes * Harmonia, método prático em 3 volumes * 16 estudos, escritos e gravados, para piano * Songbook Ian Guest. - Tudo pela Editora Irmãos Vitale.

Consultor das Editoras Lumiar de Almir Chediak e Terra dos Pássaros de Toninho Horta.

CD virtual publicado CD autoral HEMATHACAMA – Aventura de Lápis e Borracha - música popular camerística plataforma Trattore 2021.

Álbum virtual publicado Música para Violão de Ian Guest: Acervo Virtual do Violão Brasileiro 2021.

Filme documentário de longa-metragem “O Imperfeccionista” dirigido e produzido por Marcello Nicolato em Macaca Produções - atualmente participante em festivais de cinema e publicado em plataformas de informática desde 2020.

Estudaram com ele: Ademir Júnior, Adriano Souza, Rafael Rabello, Leila Pinheiro, Almir Chediak, Vittor Santos, Zélia Duncan, Hélio Delmiro, Maurício Einhorn, Joel Nascimento, Luiz Otávio Braga, Itamar Assière, Nelson Faria, Gustavo Ariani, Adriano Giffoni, João Pedro Borges, Joel Barbosa, Luiz Carlos Vinhas, Maurício Carrilho, Henrique Cazes, Jota Morais, Márvio Ciribelli, Lourenço Baeta, Yuri Popoff, Adamo Prince, Maurício Tapajós, Roger Henry, Mário Adnet, Marcos Filho, Vladmir Siqueira, Débora Andrade, Walênia Silva, entre outros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

No primeiro encontro é esboçado o projeto de preparar um arranjo no decorrer do Curso. Em cada encontro subsequente, o arranjo de cada aluno será apresentada em vídeo e/ou áudio, pelo próprio arranjador. Em seguida, comentários e algumas correções demonstrativas de cada arranjo. Na aula seguinte, o mesmo arranjo é reapresentado, tendo sido re-escrito em casa, em base dos comentários e da própria observação. Na próxima aula, o arranjo revisado é apresentado, seguindo o mesmo esquema acima.

No decorrer do curso, previsto em duas semanas de duração, o objetivo é desenvolver a tríplice habilidade do arranjador: fazer, anotar e conduzir.

Instruções básicas e práticas para o bom desempenho.

Cada aluno, obviamente, desenvolve o seu trabalho não só em grau de sua sensibilidade criativa, mas também e principalmente, dentro de seus conhecimentos estruturais, morfológicas e técnicas. A soberania da personalidade criativa de cada músico e portanto de cada aluno, é respeitada e incentivada; a diversidade de preparo é um dos principais parâmetros do Curso.

Conteúdo

  • Seção rítmica / harmônica

  • Melodia (solo, uníssono, em bloco)

  • Contracanto e seu ajuste com o canto

  • Planejamento e elaboração

  • Noções de notação do arranjo

  • Noções da condução do ensaio

Repertório:

Música popular nacional e internacional, excluindo músicas de autoria própria.