Harmonia/Improvisação/Criação

Virtual

Foto: Olivier Lob

MARCELO CHIARETTI

Marcelo Chiaretti (1978) é flautista, compositor e educador musical. Tem especial interesse pelo trabalho de criação, de composição e de práticas musicais coletivas associado à performance, à pesquisa e à educação musical.

Estudou música na Fundação de Educação Artística (FEA) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde formou-se em composição. Possui mestrado em Musicologia pela Université Paris VIII e atualmente é doutorando em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Em paralelo aos estudos acadêmicos, sempre buscou ampliar e diversificar sua formação com artistas, instrumentistas e mestres do choro, do samba, das bandas de pífanos do Nordeste, da música instrumental, do jazz e da música contemporânea. Desde novo, participou de muitas oficinas, cursos e festivais, como também de grupos musicais, estabelecendo em sua trajetória um constante e contínuo aprendizado, seja através do estudo e da pesquisa, seja a partir da convivência e da experiência compartilhada na prática cotidiana do fazer música.

Chiaretti participou de muitos trabalhos e projetos musicais em Belo Horizonte e também em Paris, na França, atuando como flautista e arranjador em shows, concertos e gravações, e também como educador musical em escolas, festivais, universidades, projetos e instituições de ensino. Com o conjunto Corta Jaca, gravou dois discos (Corta Jaca, 2005 e Mina de Choro, 2007) e coproduziu com Lúcia Campos, o filme documentário “Na Levada do Choro” (2008), uma importante e pioneira pesquisa sobre instrumentistas, compositores, histórias e lugares do choro em Belo Horizonte e algumas cidades de Minas Gerais. Mais recentemente, produziu e lançou o disco “Entre o Norte e o Poente” (2018) com choros e composições instrumentais, em parceria com o violonista e compositor Cristiano Vianna. Em 2021, selecionado através do edital de bolsas para artistas da Lei Aldir Blanc, produziu o e-book “Caderno de choros (vol.1)”, lançado no final de dezembro.

Após a graduação em composição pela UFMG, Marcelo Chiaretti, obteve uma bolsa de estudos Alßan da União Europeia em 2008, para realizar mestrado em Musicologia na Université Paris VIII, pesquisando a música brasileira e suas transformações, principalmente a partir de obras de Villa-Lobos e Radamés Gnattali. Entre 2008 e 2014, Chiaretti foi professor do “Club du Choro de Paris”, sendo corresponsável pela direção musical e arranjos da Orquestra de Choro e participando ativamente do trabalho pedagógico das oficinas e dos festivais na Maison du Brésil – Cité Universitaire. Ainda na França, atuou também como músico e diretor musical de outros trabalhos relevantes como o conjunto Paris Choro Ensemble, participando de festivais e programas na Radio France, e com seu trio, apresentou-se por duas temporadas no circuito Jeunesses Musicales de France em turnê pelo país. Tocou em outros projetos e grupos da cena musical franco-brasileira, entre eles com Fernando Del Papa (Roda do Cavaco), Chloé Cailleton, e com o duo Cristiano Nascimento e Claire Luzi (La Roda), apresentando-se em importantes palcos e festivais de música, como o renomado Festival Berlioz (Saint-André). Nesse período participou como compositor do Festival Simplesmente Inédito : Panorama do Choro Contemporâneo, no CCBB do Rio de Janeiro, série Sotaques (2012) e no Festival Choro Novo de Belo Horizonte (2011) com dois choros selecionados entre os vencedores.

Entre 2013 e 2015 foi contratado pela Cité de La Musique – Philharmonie de Paris – para ministrar aulas e elaborar arranjos de música brasileira para orquestras jovens e profissionais no renomado projeto nacional de educação musical Projet DEMOS. Foi selecionado como artista residente na Cité des Arts de Paris em 2015, e trabalhou nos ensaios e na preparação musical dos alunos para o fechamento do projeto, apresentando um arranjo para grande orquestra, coro infantil e cavaquinho e pandeiro solistas, na sala da Philharmonie de Paris, uma das principais salas de concerto da Europa.

De retorno ao Brasil, ministrou oficinas e participou de festivais, como o Festival Vertentes (Tiradentes) e o Festival Choro Livre (BH), onde foi músico convidado ao lado de importantes participações como Hamilton de Holanda e alguns dos principais músicos de choro de Belo Horizonte, como o violonista de sete cordas Silvio Carlos. Foi artista residente no projeto da Fundação de Educação Artística (BH) em parceria com a Secult (MG), Residências Musicais – Territórios de Invenção – ao lado da grande flautista Odette Ernest Dias, com quem ministrou aulas e trabalhou nos acervos históricos de Diamantina, criando arranjos instrumentais para professores do conservatório, músicos e estudantes de música. Ainda dentro do projeto Territórios de Invenção participou da produção de uma série de programas de rádio sobre escutas e processos criativos Territórios de Invenção : Escuta – com difusão pela Radio Inconfidência, com Lúcia Campos e Patrícia Bizzotto. Desde 2017 é flautista e arranjador da Orquestra Já te digo, formada para tocar os arranjos do repertório de Pixinguinha e recriar arranjos inspirados nas sonoridades das bandas de coreto e ranchos carnavalescos. Com a Já te digo, participou de festivais de jazz (Savassi Festival), trilha de espetáculo (Corpo Escola de Dança), desfile (SPFW) e carnavais de rua da cidade. Chiaretti foi também um dos convidados especiais da Semana do Choro de BH, em 2019, edição temática dedicada à flauta e flautistas.

Como professor, Marcelo Chiaretti possui experiência docente em universidades. Foi professor nos cursos de música da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e ministrou disciplinas e oficinas na Universidade Federal (UFMG). É professor na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, desde 2000, e durante os últimos anos integrou a equipe de coordenação pedagógica e direção musical do Projeto Música sem Barreiras, co-dirigindo o grupo instrumental formado por alunos bolsista e professores da Fea, e ministrando oficinas de música para professoras, professores e estudantes em diversas cidades do Estado de Minas Gerais . É idealizador e coordenador do Curso de Música Instrumental Brasileira na FEA (chamado “CursOrquestra”), onde dirige uma orquestra experimental formada por estudantes, professores, amadores e profissionais. Chiaretti também atua ministrando oficinas, workshops e palestras sobre música e criação em festivais, seminários e cursos livres em universidades, institutos e escolas, como o I° Seminário de Choro da UFMG, a convite do professor e trombonista Marcos Flávio Aguiar. Dentre outros cursos que ministra atualmente, além do “CursOrquestra”, vale destacar as oficinas de práticas criativas: “escrita e criação no universo do choro” e “harmonia e prática para instrumentos melódicos”, ambos cursos contam com várias edições em formato de aulas online. Atualmente também é professor de música do ensino médio do Colégio R.Steiner de Minas Gerais e faz parte da equipe docente do Curso Livre de Educação Musical Steineriana, coordenado pela educadora Inês Hart em parceria com a Associação Sagres (Florianópolis), onde é responsável pelas disciplina “fundamentos de arranjo e composição” e “práticas em conjuntos”. Desde 2020, desenvolve pesquisa de doutorado sobre a escuta e a criação nos processos de aprendizagem de música, na UFMG, na área de Educação Musical.