Percussão Erudita

Virtual

GLÁUCIA VIDAL

Glaucia Vidal, natural de Brasília, iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília, tendo posteriormente se formado em percussão na UNESP. Participou como percussionista efetiva ou convidada de diversas orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Sinfonia Cultura, Osesp, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, entre outras. Hoje é percussionista da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, onde se especializou nos teclados de percussão e também mesclou sua formação, inicialmente erudita, à percussão popular. Apresentou-se como solista, frente à Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de SP e à Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. Nos últimos anos vem também se dedicando ao estudo e ensino da percussão de escolas de samba e blocos de carnaval, e atuando como mestre de bateria do Monobloco-SP.

Participou de apresentações internacionais, em 2008 com a Phillarmonia Brasileira acompanhando o saxofonista Branford Marsalis em 27 cidades dos Estados Unidos, e recentemente em outubro de 2021, com a Brasil Jazz Sinfônica, apresentando-se durante uma semana na Expo2020, sediada nesta edição, em Dubai- Emirados Árabes Unidos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Trabalhar com os estudantes o aprimoramento da performance dos instrumentos de percussão tradicionalmente classificados como eruditos, dentro do contexto da música brasileira, tanto aquele considerado erudito quanto a chamada música popular. Os estudos se concentrarão em aperfeiçoamento técnico dentro de cada “família” de instrumentos, mas com ênfase nos teclados de percussão: marimba, vibrafone, glockenspiel, xilofone, que será feito através de exercícios, exemplos musicais, e aplicação desses estudos na prática musical em si. Também será abordada a técnica básica de caixa-clara, porém voltada aos diversos ritmos brasileiros, que se utilizam abundantemente desse instrumento. Também serão abordadas técnicas básicas de instrumentos brasileiros como pandeiro, chocalhos, triângulos, tamborins, voltando esses estudos para a execução desses instrumentos no repertório orquestral brasileiro. E um dos objetivos principais do curso é estimular os alunos a interagirem mais, sob a forma de vídeos enviados, a fim de podermos sanar dúvidas pontuais de cada um, e possivelmente ao final do curso, podermos mostrar execuções de músicas de livre escolha dos estudantes, reunidas em uma audição virtual.