Percussão Erudita

Virtual

RODRIGO FOTI

Rodrigo Foti é timpanista solista da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) desde 2006. Desde seus primeiros anos de formação participou das principais orquestras e grupos do país. Foi membro de importantes e premiados conjuntos de percussão e de câmera como PIAP, Dínamo, Novo Horizonte, Orquestra Barroca do Festival de Juiz de Fora, entre outros com os quais participou de inúmeros concertos, estreias e gravações.

Sempre trabalhou ao lado de diversos compositores, estreando 7 operetas de Câmara e diversas obras cameristícas, de percussão e tímpanos solo, presentes nos mais importantes palcos, temporadas e festivais do país.

Como professor trabalhou na Universidades Federais do Rio e de Uberlândia, bem como festivais a exemplo de CIVEBRA, Campos do Jordão, MIMO (Recife) e Barra Mansa.

Recentemente participou como solista no projeto ""Amazônia Tour"", frente a OSB e ORSSE, com o concerto para tímpanos e orquestra ""Amazônia"" do compositor francês Pierre Thilloy.

Para os projetos socias da OSB escreveu arranjos e adaptações para teclados de percussão e vem participando intensamente como professor e músico em plataformas online.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso irá abordar a participação dos tímpanos em obras orquestrais da música sinfônica brasileira e mundial.

O aluno será encorajado a tocar Aberturas e pequenas peças, Movimentos contrastantes de sinfonias e demais obras orquestrais, como base para uma metodologia teórica e prática, onde serão trabalhados conceitos como sonoridade (entonação), afinação, amplitude sonora, articulação, rulo, escolha de baquetas, mapa de afinação, abordagem crítica da escrita, demais aspectos musicais e técnicos até o preparo para ensaios e concertos.

Dentro desses conceitos também serão trabalhados instrumentos como triângulo, pratos, tam-tam, bombo e outros.

O intuito é desfrutar do ato de tocar tímpanos e percussão, desde pequenos estudos e exercícios à música orquestral.

Serão trabalhados os livros ""Etuden für Timpani"" (livro 1), de Richard Hochrainer e ""The Timpani Roll"", de Arend Weitzel.