Acordeom

Presencial

JUNIOR FERREIRA

O acordeonista Junior Ferreira teve seu primeiro contato com a música ainda na infância, período em que tocava flauta doce e piano como autodidata. Nascido na região sul do estado da Bahia, foi atraído para Brasília - DF, cidade que o acolheu e onde encontrou um terreno fértil para desenvolver seus estudos e projetos musicais. Graduou- se em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e vem atuando ao lado de grandes nomes da música Brasiliense e Nacional.

Refinamento e qualidade musical são apenas dois dos diversos atributos presentes no seu trabalho. Tradição e modernidade caminham juntas na sonoridade do artista, que traz influências de mestres como: Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Pixinguinha, Astor Piazzolla, Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Dominguinhos, dentre outros. A amplitude do seu acordeom reflete a originalidade da cultura brasileira, dialogando com diversas linguagens musicais. A idéia é contribuir para a popularização de uma proposta de música que apresente o melhor amálgama entre o erudito e o popular, o local e o regional e o nacional, com porções de música mundial.

Com seu acordeom. Já passou por países da África, Europa e América do Sul. Seu trabalho é hoje respeitado por colegas e parceiros musicais brasilienses e de outras regiões do país. Visto com apreço no meio musical, é considerando um grande representante de seu instrumento, por contribuir para a valorização da música Brasileira.

Em junho de 2013 lançou seu primeiro disco em parceria com o bandolinista Victor Angeleas, intitulado “ Sem Fronteiras” e foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Análise prático/teórica do repertório do acordeom brasileiro e universal, bem como suas nuances e estruturas harmonicas, ritmicas e melódicas, por meio de exercícios práticos e teóricos em sala de aula. Estudo da fraseologia do repertório acordeonistico, abrangendo conceitos sobre: forma, levada, cadências, improvisação, variações ritmico/melódicas e estilos variados. Abordagem praticas sobre interpretação, articulação, performance e respiração (movimento do fole).