Seminário "Comunicação e Temas Tranversais"

Tipo de Ação: Seminário de discussão sobre temas transversais, como identidade de gênero, questões étnico-raciais e orientação sexual, aplicadas a leitura de teóricos e diálogo com produtos culturais.

Responsáveis: Professoras Deborah Vieira e Ana Luiza Ferreira

Cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Gêneros, Identidades, Etinas e Mídia e Projeto Integrador de Curso V - PIC V

5º e 6º Períodos - Semestre (2024/1)

Descrição do projeto:

Divididos em 3 grupos, os alunos e alunas da disciplina Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia, apresentaram os conhecimentos gerados a partir das leituras indicadas e produtos audiovisuais propostos.  

Os temas trabalhados foram:

Além de discutir os temas e levantar o debate sobre o papel do comunicador social, os discentes foram convidados a elaborar publicações para a rede social - Instagram - a fim de compartilhar o conhecimento gerado de forma multimídia. As publicações foram alocadas no perfil Comunicativismo | Guia do Comunicador.

Justificativa:

A atividade une duas disciplinas de caráter extensionista - Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia e PIC V - com o objetivo de estabelecer o diálogo com temas e debates atuais, de forma crítica e de modo a auxiliar em uma comunicação mais inclusiva.

Data de realização da atividade: maio de junho de 2024.

Alcance quantitativo: 17 discentes, 2 professoras e dezenas de seguidores da página.

Alcance qualitativo: Além de trabalhar a mediação social do conhecimento de forma simples e objetiva, com adaptação do conteúdo para as redes sociais, o seminário foi um convite a reflexão que surge em sala e segue para as telas.

Temas Trasnversais, gêneros, identidades e questões raciais:

A partir do Seminário, os discentes foram convidados a mergulhar em um tema de relevância na atualidade e refletir sobre o papel da comunicação na (des)construção de valores e paradigmas. Além da discussão em sala de aula, os discentes puderam compartilhar os conhecimentos em uma linguagem que atinge diferentes público, por meio da divulgação nos meios digitais de comunicação. Quanto as diretrizes propostas pela UNIVALE, a atividade compreende os seguintes indicadores: Conteúdos Curriculares, ao promover o desenvolvimento do perfil do egresso, com educação em direitos humanos, de educação das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciando o curso dentro da área profissional e induzindo o contato com conhecimento recente e inovador; e Metologia, uma vez que lança mão de práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática. 

Quanto às habilidades e às competências necessárias para a consolidação do perfil do egresso, tem-se: Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional; Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; Atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais; Ser capaz de analisar criticamente a realidade social, mediante conceitos e teorias, posicionando-se de modo ético e político; Dominar as linguagens nos processos de comunicação, inovando e adequando às novas tecnologias midiáticas, com competência no uso da língua portuguesa para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área; Ser capaz de refletir criticamente sobre as práticas profissionais.