Atividade interdisciplinar "Museu Imaginário"

Tipo de Ação: Atividade intercurso e interdisciplinar "Museu Imaginário"

Responsáveis: Profs. Roberto Villela, Emerson Eller e Deborah Vieira

Cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Teoria da Imagem, Composição e Estética, Linguagem Cinematográfica e Comunicação e Sociedade.

1º e 2º Períodos - Semestre (2023/2)

Descrição do projeto:

A atividade teve como objetivo instigar a criatividade e a curiosidade dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, como também integrar o pensamento interdisciplinarmente. A partir do conceito de Museu Imaginário, proposto por André Marlaux, é possível perceber como toda e qualquer produção cultural é desenvolvida como um intertexto, trazendo referências de obras e vivências anteriores. O Museu Imaginário é o museu sem paredes, o qual todos nós possuímos em nossas mentes e acionamos, consciente ou inconscientemente, ao longo dos trabalhos que desenvolvemos. Esse conceito permite que compreendamos as produções culturais como algo amplo e possamos usar as referências reunidas ao longo da vida para criar novas obras, propagandas, fotografias, entre outros artefatos culturais e informacionais. Esse conceito aborda a popularização do acesso à cultura e sua democratização, bem como a possibilidade de usar referências para recriar a arte de forma crítica e criativa, permitindo a reflexão. Assim, os alunos são convidados a considerar que cada produção artística — ou mesmo o dia a dia do trabalho — é também uma mistura entre o museu sem paredes e a forma com que as pessoas se apropriam dessas referências imagéticas, algo que vem da comunicação e sua relação com a sociedade, a sociedade mediada por imagens e diversas produções culturais capazes de formar quem somos e como nos apropriamos da realidade.

Justificativa:

A atividade apresenta-se como uma forma de associar disciplinas teóricas densas de modo mais inteligível e suave, apontando, de modo prático, como o museu imaginário e as diversas referências que recebemos, ao sermos bombardeados por informações diariamente, fazem parte dos produtos que desenvolvemos. Este procedimento suscita o incremento do fazer criativo desenvolvido no âmbito da universidade, estimulando o passeio por itinerários aparentemente inexplorados, os quais dão mais eficiência à atividade de encontrar soluções originais, envolventes e eficazes em comunicação. 

Data de realização da atividade: 28 de novembro de 2023

Alcance quantitativo: 60 discentes e 3 docentes.

Alcance qualitativo: Por meio de metodologias criativas no processo ensino-aprendizagem os alunos são convidados a acionar o museu de forma consciente e buscar outras referências a compor o arcabouço necessário para se destacar no mercado. Além disso, o museu imaginário pressupõe um percurso lúcido acerca de representações mais justas e que reflitam a diversidade cultural da sociedade em que vivemos.

Metodologias ativas e atividades intercurso e interdisciplinar:

A atividade "Museu Imaginário" possibilita o desenvolvimento do conhecimento dos discentes envolvidos, em especial, pela possibilidade de articular teoria e prática e induzem o contato com conhecimento recente e inovador. Como metodologia ativa, a atividade promove que o discente desenvolva as seguintes habilidades e competências: pautar-se pela inovação permanente de métodos, técnicas e procedimentos; cultivar a curiosidade sobre os mais diversos assuntos e a humildade em relação ao conhecimento; e compreender que o aprendizado é permanente.

Museu Imaginário

A partir do conceito proposto por Marlaux e das discussões a respeito do tema nas disciplinas de Comunicação e Sociedade, Teoria da Imagem, Composição e Estética e Linguagem Cinematográfica, os discentes foram convidados a criar o próprio museu imaginário. Em grupos de até cinco pessoas, os alunos reuniram cinco objetos/elementos que aparecem em diferentes obras de arte, fotos, capas de revistas, álbuns, videoclipes, campanhas publicitárias e afins, para compor o seu museu. Essas obras poderiam ter relação entre si de semelhança/estilo, que fizessem com que os alunos as associassem sempre que as vissem.