A partir dos conteúdos estudados na disciplina extensionista "Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia", os discentes desenvolveram a Roda de Conversa "Temas Transversais: Comunicação e Questões Raciais", em parceria com as disciplinas do Novo Ensino Médio do Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Na oportunidade, os discentes e a professora dialogaram com os alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre comunicação e luta antirracista, a partir de exemplos da comunicação como matérias e campanhas publicitárias. Além disso, foi discutido o papel do longa "Homem-Aranha no Aranhaverso" na luta antirracista, ao trazer um super-herói negro. Ao final, os alunos e alunas foram convidados a participar do jogo da memóra em grupo, para consolidação dos conhecimentos.
O momento foi de importante troca entre os discentes secundaristas e universitários, a fim de estabelecer diálogos sobre questões raciais e suas aplicações, com vistas ao ENEM, mas também, contribuindo na formação da consciência crítica.
Ações extensionistas são de extrema importância na formação dos universitários, uma vez que participa da consolidação do conhecimento e possibilidade de diálogo com a comunidade externa. Além da extensão ser uma vocação da disciplina, ela ainda possibilita que os alunos secundaristas conheçam um pouco mais do profissional da comunicação, seu papel social e suas interfaces. Isso contribui também para a decisão de escolha sobre o futuro profissional.
Data de realização da atividade: 17 de maio de 2024.
Alcance quantitativo: aproximadamente 50 pessoas, entre professoras do Colégio e da UNIVALE e alunos e alunas da IES e da escola.
Alcance qualitativo: A roda de conversa possibilitou a troca de conhecimento, entre alunos e participantes, como também a consolidação dos debates sobre as questõe relativas às questões raciais, bem como possibilitou a formação do pensamento crítico e combate ao racismo.
Temas Trasnversais, gêneros, identidades e questões raciais:
Na participação do evento, a partir da promoção da roda de conversa, os discentes puderam contribuir apresentando os conhecimentos e conceitos discutidos em sala, trazendo luz sobre às questões raciais e o papel da comunicação na construção de uma sociedade antirracista. Quanto as diretrizes propostas pela UNIVALE, a atividade compreende os seguintes indicadores: Conteúdos Curriculares, ao promover o desenvolvimento do perfil do egresso, com educação em direitos humanos, de educação das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciando o curso dentro da área profissional e induzindo o contato com conhecimento recente e inovador; e Metologia, uma vez que lança mão de práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática.
Quanto às habilidades e competências desenvolvidas, têm-se: Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; Atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais; Posicionar-se de modo ético e político, identificando a responsabilidade social da profissão em face das demandas sociais e da complexidade e dos conflitos do mundo contemporâneo; Entender o papel da comunicação publicitária na sociedade.
O momento contou com a participação dos alunos da UNIVALE Daniel Coelho, João Victor, Isabela Damacena e Júlia Nick, sob orientação da profa. Dra. Deborah Vieira.