Na Semana da Diversidade, promovida pelo Espaço A3 da UNIVALE, os cursos de comunicação e Design Gráfico promoveram um bate-papo sobre Comunicação e Bullying. A mesa foi composta pela psicóloga e professora dos cursos de comunicação, Me. Michele Brito, e pela representante do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI), Camila.
Na oportunidade as profissionais discutiram, junto aos discentes e corpo docente, sobre os preconceitos existentes e como eles podem ser propagados em sociedade, tendo com uma das bases, a própria mídia. O momento foi marcado pelo diálogo aberto e pela troca de experiências em diferentes espaços da vida.
Tratar da diversidade na universidade possibilita que os discentes reflitam de forma crítica sobre seu papel, enquanto profissional, mas também como pessoa. O bate-papo foi uma forma de dialogar, de modo interativo e leve, sobre um problema de tamanha gravidade com o bullying. Algo que, infelizmente, atinge diferentes faixa etárias e o ambiente universitário não se vê livre. Ainda foi um momento de promover a reflexão dos alunos e alunas quanto suas ações na vida pessoal e profissional na mudança de pensamento social e quebra de preconceitos.
Data de realização da atividade: 30 de agosto de 2023
Alcance quantitativo: 150 discentes e docentes.
Alcance qualitativo: A possibilidade de diálogo e acolhimento quanto ao bullying e diversas outras manifestações de preconceitos. Tudo isso possibilita que os alunos e alunas constroem um ambiente de harmonia e empatia dentro e fora da universidade.
Psicologia, Comunicação e Diversidade:
A Mesa Redonda Comunicação e Bullying foi um convite à reflexão, promovida pelos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIVALE. A atividade se une aos indicadores de políticas institucionais no âmbito intercursos, uma vez que promove a aprendizagem de forma interativa e criativa, alinhadas ao desenvolvimento do perfil de um egresso preocupado com o seu meio de atuação, redução dos preconceitos, seja ele qual for, cumprindo o trabalho de forma ética, responsável e inovadora. Quanto aos conteúdos curriculares, a participação no evento foi parte de uma das APS do curso, na qual os alunos e alunas puderam estabelecer relações entre as falas das profissionais, o dia a dia da profissão e a responsabilidade quanto ao conteúdo veiculado. O momento foi marcado pela possibilidade de discussão sobre direitos humanos, educação e comunicação. A metodologia utilizada dialoga teoria e prática, importante no processo ensino-aprendizagem, a qual promoveu o envolvimento dos presentes. Por fim, a mesa redonda possibilitou o desenvolvimento da habilidade e competência de atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais.