"Queda Livre" e a construção: a construção social da realidade

Tipo de Ação: Aula Magna da abertura do semestre dos cursos de Comunicação

Responsáveis: Prof. Elton Binda, Profa. Deborah Vieira, Prof. Emerson Eller e Prof. Roberto Villela

Curso(s): Design Gráfico, Jornalismo, Publicidade e Propaganda

Todos os períodos - Semestre (2022/2)

Descrição do projeto:

A Aula Magna de abertura do segundo semestre letivo dos cursos de comunicação teve como proposta discutir as aproximações entre ficção e realidade, a partir da ficção seriada distópica "Black Mirror". A discussão se deu a partir do episódio "Queda Livre", no qual toda a plateia foi convidada a assistir. Após a exibição, foram convidados os professores do curso para uma mesa redonda, comentando o episódio e também respondendo aos questionamentos e reflexões dos alunos e alunas presentes. A aula ainda foi gravada e fez parte de um dos episódios do videocast dos cursos "Elipse", sendo disponibilizada para acesso no Youtube. O momento foi acionado ainda como Atividade Prática Supervisionada (APS) dos cursos, para que os(as) discentes fossem convidados a continuar a reflexão em forma de atividade.

Justificativa:

A discussão trouxe o diálogo entre ficção e visa real, a partir das diferentes teorias da comunicação. Desse modo, os alunos e alunas foram convidados a refletir sobre a realidade e de que moda ela é representada e/ou criticada através dos produtos comunicacionais. Ainda, discutir a partir de um produto da cultura pop possibilita aproximações entre os públicos e podem ser ferramenta de extensão dessas discussões para fora dos muros da universidade.

Data de realização da atividade: 18/08/2022

Alcance quantitativo: Em torno de 100 discentes presentes no auditório durante a aula e centenas de visualizações nas plataformas digitais, como Youtube, Spotify e Instagram.

Alcance qualitativo: A possibilidade de troca entre as pessoas presentes, bem como sua publicação a posteriori, possibilitam o pensamento crítico diante da sociedade (hiper)midiatizada vigente, a partir de uma série de sucesso.

Comunicação e Sociedade:

Discutir a mídia e a realidade, a partir de produtos ficcionais, faz com que os(as) discentes pensem sobre as teorias da comunicação de forma mais prática. Ainda é uma forma de promover uma leitura crítica da mídia, seu papel social e as mudanças vivenciadas em sociedade a partir da interferência midiática.