3º Palco de Ideias

Tipo de Ação: Apresentação dos projetos desenvolvidos na disciplina de Cultura Empreendedora 

Responsáveis: Professores Manoel Júnior e Roberto Villela

Cursos: Publicidade e Propaganda

Disciplina: Cultura Empreendedora

1º e 2º Períodos - Semestre (2024/1)

Descrição do projeto:

O 3º Palco de Ideias foi pensado para apresentar os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Cultura Empreendedora, nos cursos de graduação da UNIVALE. Na oportunidade, reuniu-se o ecossistema empreendedor de Governador Valadares e região, para avaliar os trabalhos, apresentados em forma de pitch. Os três melhores receberam prêmios em dinheiro, mentoria e, o primeiro lugar, ganhou ingressos para participar do Reload.

20 projetos foram inscritos no total, sendo os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda representados pelo projeto "Vigicity", um aplicativo que promove a segurança dos motoristas valadarenses

Justificativa:

A inovação e capacidade de se adaptar a novas tecnologias e desafios faz parte da cultura empreendedora. Nesse sentido, a disciplina viabiliza o conhecimento de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do pensamento empreendedor no discente, seja para criar um negócio próprio, seja para buscar novas soluções dentro do ambiente em que trabalha. O evento foi, portanto, uma forma de apresentar os diferentes trabalhos desenvolvidos na disciplina, valorizando a troca de conhecimentos e diálogo entre os diferentes cursos.

Data de realização da atividade: 22 de junho de 2024.

Alcance quantitativo: Membros do grupo e demais alunos e alunas presentes, comunidade externa e professores. Em torno de 100 pessoas participantes.

Alcance qualitativo: O evento propiciou o diálogo entre universidade e ecossistema empreendedor, a fim de valorizar os projetos e soluções apresentadas, como também promover a troca de conhecimentos e ideias entre alunos(as), professores(as) e profissionais da área.

Cultura empreendedora e Inovação:

Pensar em cultura empreendedora é pensar em inovação, em solução de problemas e, de certo modo, para a melhoria da sociedade como um todo. Nesse aspecto, o evento valoriza as políticas institucionais no âmbito do curso, ao dialogar ensino-pesquisa e extensão, promovem  o efetivo desenvolvimento do perfil do egresso e estimula o aprendizado de forma articulada e inovadora. Ainda propicia a formação de um profissional crítico e atento aos problemas sociais e desigualdades, capaz de propor soluções, a partir do seu conhecimento, para problemas em diferentes perspectivas. Outro ponto é o desenvolvimento da capacidade de planejamento e gestão dos alunos e alunas envolvidos.

Assim, a participação do evento possibilita o desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: Exercer  sua  profissão  de  forma  articulada ao  contexto  social,  entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; Atuar   com   sensibilidade   e   ética,   reconhecendo   desigualdades   sociais,   diferenças  geracionais,  étnicas,  raciais,  ambientais,  bem  como  deficiências  individuais; Dominar  as  linguagens  e  as  diversas  fases  dos  processos  de  comunicação,  aplicando-as na criação, na produção, na interpretação e na técnica publicitária; Fazer  diagnóstico  da situação  dos  clientes,  organizando  e  planejando  ações  estratégicas nos campos institucionais, mercadológicos e empresariais; Entender o papel da comunicação publicitária na sociedade.