Sobre a trilha
Nós tomamos decisões todos os dias e dificilmente paramos para refletir o que nos motiva. Esses livros abordam a ciência por trás do nosso processo de tomada de decisão, nos ensinando que existe um caminho ético para seguirmos e porquê muitas vezes acabamos não o fazendo.
1. Previsivelmente Irracional, Dan Ariely
Quando se trata de tomar decisões, temos a impressão que fazemos escolhas racionais e que temos total controle sobre o resultado. Mas será que isso é verdade?
Por meio de uma série de experiências divertidas e surpreendentes, Dan Ariely demonstra que nossa capacidade de raciocínio tem defeitos provocados por forças invisíveis – emoções, relatividade, expectativas, apego, normas sociais – que nos induzem a fazer escolhas previsivelmente irracionais.
Este livro, além de nos ajudar a compreender e admirar a complexidade da natureza humana, nos ensina a reconhecer as falhas previsíveis que fundamentam as decisões que tomamos.
Nesse resumo animado, você pode ver os principais aprendizados do livro:
2. O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz
Em "O lado difícil das situações difíceis", Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis - aqueles de que as faculdades de administração não tratam.
Nesse resumo de 60 segundos, você pode ver os 4 principais ensinamentos do livro:
3. A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade, Dan Ariely
O livro nos traz uma realidade clara: todos nós temos algum grau de desonestidade. A questão é que nosso comportamento tem sempre duas grandes motivações: por um lado queremos nos enxergar como pessoas honestas e por outro, queremos atender aos nossos interesses.
Dan analisa atitudes antiéticas nas esferas pessoal, profissional e política e mostra como esses comportamentos afetam a todos, mesmo quando acreditamos ser possuidores de altos padrões morais.
Ele nos encoraja a lançar um olhar mais honesto sobre nossas ações, mostrando que a desonestidade está em toda a parte e que esse é um comportamento muitas vezes irracional, porém inerente à condição humana. Além disso, ele também identifica o que nos mantém honestos e qual é o caminho para que sejamos cada vez mais éticos.
Nesse TED Talk, Ariely fala sobre nossos códigos morais internos:
Neste outro TED Talk, o autor relata duas situações para explorar o conceito de conflitos de interesse:
4. Justiça, Michael J. Sandel
Michael Sandel mostra, neste livro, como a filosofia pode nos ajudar a compreender e a reagir melhor a situações cotidianas. Além delas, o autor nos mostra que a filosofia é importante para guiar o nosso comportamento social e nossa relação com a política.
Em uma palestra, Sandel nos convida a pensar francamente sobre uma questão: em nossa democracia atual, existem coisas demais à venda?
Nesse vídeo, Michael Sandel discute sobre dilemas morais:
5. Motivação 3.0 (Drive), Daniel Pink
A maior parte das pessoas pensa que a melhor forma de nos motivarmos, a nós e aos outros, é com a promessa de recompensas exteriores, como o dinheiro. No entanto, como Daniel H. Pink salienta neste livro, o segredo dos bons desempenhos e da satisfação com o trabalho é a própria necessidade humana de criar algo de novo, bem como de nos melhorarmos a nós e ao mundo.
O autor examina os três elementos da verdadeira motivação - autonomia, mestria e sentido - e sugere técnicas criativas para os pôr em ação.
Nesse TED Talk, o autor fala sobre as ideias centrais do livro: