O Oracle Weblogic Server suporta todas as especificações da API Java EE, já descritas anteriormente, e define como administrá-las. Isto permite que desenvolvedores criem aplicações corporativas portáveis, escaláveis e fácies de integrar. Além de economizar milhares de linhas de desenvolvimento, o que significa tempo e dinheiro.
O Weblogic oferece, além de uma interface web para a administração, normalmente chamada de Admin, também permite realizar operações em seu ambiente através do console de texto, utilizando o Weblogic Scripting Tool ou WLST.
Os binários para instalação do Weblogic estão disponíveis para download no site da Oracle, de acordo com o sistema operacional a ser utilizado. O pacote de instalação para Microsoft Windows, MAC OS X e Linux trazem, além do Weblogic Server, uma versão do JDK (Java development Kit), onde se pode instalar o JDK JAVA e o Weblogic Server com um único pacote. Também existe a instalação genérica, que contém apenas o Weblogic Server, sendo necessário baixar e instalar o JDK antes de instalar o Weblogic. Pois o instalador do Weblogic necessita do JAVA para funcionar, já que é feito em JAVA. Veja a imagem do site da Oracle:
Figura 4
Mesmo o pacote específico, que contem o JDK embutido, permite a escolha de outras, previamente instaladas, desde que homologadas para execução. Os sistemas operacionais que não estão na lista da Oracle (Microsoft Windows, Mac OS X e Linux), devem utilizar o pacote genérico de instalação, pois é um instalador feito em JAVA, como citado, necessita de uma instalação de JDK. Para sistemas como o IBM AIX, HP-UX, entre outros não listados no site da Oracle, o JDK será encontrado no site do próprio fabricante.
A empresa que criou o Weblogic Server (BEA), que foi comprada pela Oracle, criou a sua própria versão do JDK, denominada JRockit. A Oracle também comprou a Sun Microsystems, criadora do JAVA e de um JDK denominado Hotspot. Desta forma a Oracle detém sob seu controle dois JDKs: JRockit (da BEA) e Hotspot (da SUN).
Esta apostila irá utilizar o instalador Genérico do Weblogic Server, pois poderemos efetuar a instalação em qualquer sistema operacional que suporte um JDK e que seja homologado pela Oracle. Para baixa-lo basta acessar o seguinte link:
Escolha a versão genérica, conforme mostrado na figura 1. Será necessário um usuário e senha, como podemos ver na imagem abaixo:
Figura 5
Caso não tenha um usuário cadastrado, basca clicar em “Inscreva-se” e criar um usuário e senha sem custo adicional. Você receberá um e-mail de confirmação. Confirme, efetue o login e baixe o Weblogic Server (até a conclusão desta apostila o pacote genérico tinha 997MB, é bem grande e, dependendo do tamanho da banda de internet, pode demorar muito para baixar).
Da mesma forma será necessário baixar uma JDK para que possamos instalar o Weblogic, já que optamos pelo pacote genérico. Neste manual vamos utilizar o JRockit, mas poderia ser qualquer outro JDK homologado para o Weblogic. Para efetuar o download da JDK JRockit utilize este link:
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/jrockit/downloads/index.html
Assim como ocorreu para o Weblogic, também é necessário um usuário e senha para baixar o JRockit. Escolha o JDK de acordo com o seu sistema operacional:
Figura 6
O processo de instalação envolve três partes:
· Instalar os binários do JAVA;
· Instalar o Weblogic Server;
· A criar um ou mais domínios que utilizarão os binários instalados e que executarão os servidores.