O Weblogic vem, praticamente, com uma ferramenta de monitoramento embutido, que fornece vários recursos para coletar e analisar informações sobre o desempenho, por meio da WebLogic Diagnostics Framework (WLDF), configurados à partir do Console de Administração para a coleta de dados de monitoramento e de desempenho. Estes são os itens disponíveis no Weblogic:
Arquivos de Log: Cada servidor de um domínio mantém vários arquivos de log para arquivar mensagens nos subsistemas. Além disso, o Servidor de Administração mantém um log em todo o domínio que resume mensagens dos arquivos de log individuais do servidor.
Módulos de Diagnóstico: Um módulo do sistema de diagnóstico é um componente de software que você configura para monitorar um aspecto de um servidor ou recurso do servidor. Você pode configurar vários módulos do sistema para monitorar diferentes aspectos de um servidor, mas somente um desses módulos pode ser ativo em um servidor.
Imagens de Diagnóstico: Uma imagem de diagnóstico é um arquivo que contém um snapshot, ou dump, do estado de um servidor e dados de configuração. O pessoal do suporte pode usar esses dados para análise pós-falha.
Arquivos Compactados: Cada servidor de um domínio persiste (arquiva) todos os eventos, registros de log e métricas coletadas pelo Serviço de Diagnóstico do WebLogic. Para cada servidor, você pode configurar essas opções como se o servidor arquivasse os dados em um armazenamento de arquivos de um banco de dados.
Contexto: Um contexto de diagnóstico fornece os meios para identificar exclusivamente solicitações e acompanhá-las à medida que elas fluem pelo sistema. Você pode configurar diagnósticos para verificar algumas características de cada solicitação que entra no sistema (como o usuário original ou endereço do cliente), anexar um contexto à solicitação (definido por um ID exclusivo e por flags que representam as características da solicitação), e acionar eventos de instrumentação baseados no contexto da solicitação.
SNMP: Os agentes Simple Network Management Protocol (SNMP) enviam traps aos gerenciadores do SNMP. Configure os agentes SNMP para o domínio atual do WebLogic Server.
* Informações retiradas do próprio console administrativo do Weblogic.