Uma configuração básica de implantação (deploy) de uma aplicação é definida em arquivos XML, conhecidos como descritores de implantação (deployment descriptors), que estão incluídos nos pacotes das aplicações que serão implantadas. Arquivos de descritor de implantação se dividem em duas categorias distintas:
Para implantações em ambientes de produção, é possível tratar tantos os descritores J2EE quantos os específicos do Weblogic como sendo parte do código, que será entregue pelo time de desenvolvimento. Os descritores de uma aplicação não devem ser alterados em um ambiente de produção, para isto o Weblogic oferece um recurso conhecido como plano de implantação (deployment plan).
Plano de implantação (deployment plan)
O plano de implantação é uma configuração que consiste em um documento XML e é opcional. Ele é utilizado para configurar uma aplicação para uma ambiente Weblogic específico. Um plano de implantação é utilizado para configurar propriedades e valores que podem ou não sobrescrever valores já definidos nos descritores da aplicação.
Se você configurar ou sobrescrever qualquer descritor, seja ele J2EE ou específico do Weblogic, com exceção de itens anotados como transientes.
Tipicamente os planos de implantação são criados pelos desenvolvedores, juntamente com os arquivos da aplicação, para então serem distribuídos pelo administrador ou por qualquer analista com direito de realizar as implantações. O plano de implantação é armazenado fora do pacote da aplicação.
É considerada boa prática e também uma recomendação da Oracle que cada plano de implantação de uma aplicação seja armazenado num subdiretório chamado plan, criado na raiz da aplicação.
O plano de implementação ajuda o administrador a modificar facilmente a configuração de uma aplicação para múltiplos ambientes, mesmo eles sendo bem diferente, sem a necessidade de alterar os descritores originais da aplicação. Mudanças nas configurações são realizadas através da adição ou alteração de variáveis nos planos de implantação, no qual definem a localizados das propriedades dos descritores do Weblogic que serão alteradas, bem como os valores para estas propriedades.
Este recurso é muito importante, pois durante o ciclo de vida de uma aplicação, onde ela é criada num ambiente de desenvolvimento, depois migrada para um ambiente de testes ou homologação, para só então ir para um ambiente de produção. Enquanto a aplicação é migrada de ambiente para ambiente, os descritores originais nunca são alterados, apenas o plano de implantação é alterado, deverá ser criado um para cada ambiente.
Esta imagem mostra esta situação (clique na imagem para ampliar):
* O plano de execução é um assunto complexo, aqui foi mostrada apenas uma visão simples, com o intuito de mostrar que o recurso existe e quais os seus potenciais.