Para iniciar o processo de implantação (Deploy), basta acessar:
· No menu esquerdo, clique em: “base_domain > Implantações”.
Figura 76 (clique para ampliar)
Para realizar uma implantação será necessário clicar no botão “Bloquear e Editar”, perceba que os botões para instalar, atualizar e deletar estão desabilitados. Estes são os recursos que o Weblogic oferece para realizar implantações. Os demais botões serão comentados adiante. Onde:
· Instalar: permite incluir uma nova implantação (Deploy);
· Atualizar: se já existe uma implantação e uma nova versão foi criada, não precisamos removê-la para instalar novamente, o Weblogic oferece a possibilidade de atualizar, ele utiliza a antiga com a nova, mantendo as configurações;
· Deletar: remove uma implantação;
Clique em “Bloquear e Editar” e, na sequência, no botão “Intalar”. O Weblogic irá nos direcionar para a tela de implantação, que exibe três campos:
· Caminho: devemos digitar o caminho onde o pacote da aplicação se encontra, este caminho aponta para a mesma máquina onde o Weblogic está instalado;
· Caminhos Usados Recentemente: mostra os últimos caminhos acessados;
· Localização Atual: mostra o caminho atual, são links clicáveis. Ao efetuar um clique o campo “Caminho” é atualizado.
Figura 77 (clique para ampliar)
Normalmente um Admin Server (console administrativo), é instalado em um servidor num datacenter, e os pacotes para implantação são liberados para a analista, em sua estção de trabalho, ou seja, os pacotes não estarão no servidor do Weblogic. Para resolver este problema existe a opção “faça upload de seu(s) arquivo(s)”, que permite copiar os pacotes da estação do analista Weblogic para o servidor onde está instalado o Admin Server.
Para realizar o primeira implantação, será utilizado um pacote WAR chamado “OlaMundo.war”, que é uma aplicação muito simples, apenas mostra algumas informações numa tela em branco. Ele pode ser baixado no seguinte endereço:
https://sites.google.com/site/weblogictotal/OlaMundo.war
Baixe o arquivo e salve onde deseja, vamos utilizá-lo em nossa implantação. Para dar continuidade, digite o caminho onde salvou o arquivo em “Caminho” ou escolha o caminho clicando nos links da opção “Localização Atual” (veja a figura 77). Uma vez identificado o caminho onde a aplicação está, basta clicar nela ou digitar o caminho completo, incluindo o nome do pacote, veja a figura abaixo:
Figura 78 (clique para ampliar)
Clique no botão “Proximo”. Feito isto vamos para a tela que nos permite escolher o tipo de implantação. O Weblogic analisa o pacote e pré-seleciona a opção correta:
Instalar esta implantação como uma aplicação
Instalar esta implantação como uma biblioteca
Se a opção “Instalar esta implantação como uma aplicação”, não estiver selecionada, selecione e clique no botão “Próximo”. Então será exibida a tela de “Alvo”, que serve para informar ao Weblogic onde a aplicação irá ser executada. Podemos escolher um ou mais servidores ou um cluster. Como os computadores pessoais, não tem muita memória, para fins didáticos vamos escolher como alvo o “AdminServer”. Veja a imagem abaixo:
Figura 79
Clique no botão “Proximo” para que a tela sobre definições opcionais seja exibida. Nesta tela teremos as seguintes informações:
· Segurança: Será visto apenas manual avançado;
· Acessibilidade de origem: Significa como o Weblogic irá tratar o pacote que estamos implantando.
Para o item “Acessibilidade de origem” temos três opções:
1. Copiar esta aplicação para cada alvo (conhecido como stage): o Admin Server copia o pacote para a pasta “stage” de cada servidor envolvido, por padrão a pasta tem o seguinte caminho:
Linux
WLS_HOME/user_projects/domains/base_domain/servers/<nome do servidor>/stage/
Windows
WLS_HOME\user_projects\domains\base_domain\servers\<nome do servidor>\stage
2. Tornarei a implantação acessível no local a seguir (conhecido como nostage): neste caso o Admin Server não copia o pacote para a pasta “stage”. Esta opção exibe um campo para digitar um caminho, que deve ser compartilhado entre todos os servidores, pois é daí que todos vão utilizar para implementar a aplicação;
3. Use os defaults definidos pelos alvos de implantação: por padrão, todos os servidores gerenciados ficam em modo “stage” (item 1 acima) e o Admin Server fica em modo “nostage” (item 2 acima). Como estes modos podem ser alterados, quando esta opção é utilizada, cada servidor irá utilizar o modo de implantação definido nele próprio, diferente dos modos 1 e 2, que impõem um modo de implantação, não importando o que foi configurado. Ou seja, item respeita o modo de configuração de cada servidor. Isto torna este modo muito complicado para se utilizar num ambiente com muitos servidores, pois se algum servidor estiver configurado para modo “nostage”, irá necessitar de uma pasta compartilhada com o mesmo caminho da pasta utilizada na escolha do pacote.
O comum é utilizar a opção “Copiar esta aplicação para cada alvo”, pois não é necessária uma pasta compartilhada, e todo servidor tem a sua pasta “stage”. Então escolha esta opção. Note que o Weblogic recomenta esta opção, como mostrado na próxima figura:
Figura 80 (clique na imagem para ampliar)
Dependendo do tipo de pacote o Weblogic pode exibir mais ou menos opções. Independente das opções utilizadas, podemos alterar algumas delas mesmo após a implantação. As próximas telas são apenas para confirmar as opções escolhidas até aqui, então clique no botão “Finalizar”. O sistema irá processar por algum tempo e voltará para a tela inicial de implantações:
Figura 81 (clique na imagem para ampliar)
Note que o estado da aplicação está em “deploy Initializing”. Isto indica que o pacote foi validado e está pronto para ser completado. Será completado apenas quando for acionado o botão “Ativar Alterações”. Então clique nele e observe que estado da aplicação irá muidar para “Ativo”.
Feito isto a implantação (Deploy) foi realizado com sucesso e a aplicação está disponível para uso. Para testar a aplicação basta abrir o seguinte endereço em qualquer navegador web:
http://localhost:7001/OlaMundo
Uma tela será exibida com as seguintes informações (na primeira execução os componentes serão iniciados e pode demorar alguns segundos, isto não irá ocorrer em outras chamadas):
Figura 82 (clique na imagem para ampliar)
Para remover uma implantação basta:
· No menu esquerdo, clique em: “base_domain > Implantações”;
· Clique no botão “Bloquear e Editar”;
· Selecione a aplicação e clique no botão “Delete” (o Weblogic irá parar a aplicação e depois removê-la, o que pode levar alguns segundos, dependendo do tamanho e quantidade de acessos que a aplicação recebe);
· Clique em “Ativar alterações”