É uma configuração que é realizada dentro dos módulos de diagnóstico, que serve para criar e configurar controles e notificações.
Duas configurações são possíveis:
Monitores (Watches)
São os monitores que observam um estado de diagnóstico específico e podem ser configurados para enviar uma ou mais notificações com base nas regras configuradas. Uma regra de observação especifica relacionamentos entre diversos estados de diagnóstico, como os valores de atributos MBean, campos de registro de log ou eventos de instrumentação. De forma simples, é onde será escolhida qual informação será monitorada.
Para cada controle é necessário a criação de uma regra que, quando as condições de observação são atendidas, uma ou mais notificações associadas são enviadas (as notificações são configuradas independentemente dos controles).
Notificações
Quando uma ou mais regras que dos monitores são atingidas, o Weblogic precisa notificar esta informação para o mundo externo ou avisar o administrador. Desta forma o Weblogic oferece cinco tecnologias: JMX, JMS, SMTP, SNMP (e-mail) e na versões recentes por Imagem de diagnósticos (arquivo contendo várias informações sobre o Weblogic e suas aplicações). Estes dados podem ser integrados com ferramentas de monitoramento externas ou sistemas de alerta podem ser programados para receber e gerir estes alertas. Em ultimo caso, ainda é possível notificar os analistas por e-mail.
Em resumo as notificações são os meios dos quais o Weblogic irá notificar um alerta que foi pego por um monitor.
Monitores e notificações são configuradas e usadas no escopo de um módulo do sistema de diagnóstico, direcionado a uma ou mais instâncias do servidor (JVM). Portanto, para usar monitores e notificações, primeiro você deve criar um módulo do sistema de diagnóstico. Então, é possível configurar monitoramentos e notificações nesse módulo e direcionar o módulo para uma ou mais instâncias do servidor.