O gerenciador de nó é um processo JAVA que permite a comunicação entre o administrador e os diversos servidores (JVM) em diversas máquinas físicas. O console administrativo (que é um processo Java chamado Admin Server) envia comandos para os gerenciadores de nó, que o executam. Ele é a ferramenta utilizada para controlar os servidores de forma remota.
Ele permite iniciar, parar e reiniciar os servidores gerenciados (instâncias JVM) remotamente, e pode também monitorar o ambiente. O uso do gerenciador de nó é opcional, mas se o ambiente está configurado em cluster e necessita de alta disponibilidade seu uso é extremamente necessário. Também podemos configurar o gerenciador de nó para reiniciar um servidor, caso haja alguma falha.
Veja a figura abaixo, retirada da documentação oficial do Weblogic Server 12c:
Figura 1
Outro ponto importante é que só haverá um gerenciador de nó por máquina física, mesmo que nesta máquina existam mais de um domínio e vários servidores em cada um, teremos apenas um gerenciador de nó. Veja a ilustração abaixo:
Figura 2
Nesta ilustração temos os domínios A, B e C. O domínio A esta presente em todas as máquinas, o B apenas nas máquinas 1, 3 e 4. O domínio C nas máquinas 2, 3 e 4. Em cada máquina, independente da quantidade de domínios e/ou servidores (JVM) temos apenas um gerenciador de nó. Também podemos observar que um domínio pode se estender para quantas e quais máquinas forem necessárias.
Existem dois tipo de gerenciador de nó (Node Manager):
Configuração do Gerenciador de Nó
O Gerenciador de Nó não tem uma tela para ser configurado, sendo necessário configurá-lo à partir de seu arquivo de configuração:
Windows
WLS_HOME\common\nodemanager\nodemanager.properties
Linux
WLS_HOME/common/nodemanager/nodemanager.properties
Este arquivo contém várias configurações, uma vez alterado, é necessário reiniciar o Gerenciador de Nó para que as novas configurações tenham valor.
Outra forma de alterar um Node Manager é se conectar a ele via WLST e alterar os parâmetros com o Gerenciador de Nó em execução, no entanto quando ele for reiniciado irá perder a configuração, devendo esta ser realizada também no arquivo de configuração "nodemanager.properties".
Outro ponto importante é, quando algum parâmetro do Gerenciador de Nó é alterado via WLSTele tem precedência ao que está no arquivo de configuração "nodemanager.properties".
Inicialização do Gerenciador de Nó
Um Gerenciador de Nó não é executado altomaticamente, sendo necessário executálo via linha de comando (Iniciando um Gerenciador de Nó (Node Manager)). Também é possível torná-lo um serviço, no caso do Windows ou uma processo em segundo plano (Deamon) no caso de Linux/Unix.