Antes de começar a executar o assistente de configuração, leia Domínio para entender o que é um domínio e acesse Estrutura de diretórios de um Domínio para entender como é a estrutura interna de um domínio Weblogic.
Este recurso é responsável por criar ou alterar um domínio. Para abrí-lo, execute o seguinte comando para abrir o assistente de configuração:
Linux
/oracle/product/middleware/wlserver_12.1/common/bin/config.sh
Windows
C:\Oracle\product\Middleware\wlserver_12.1\common\bin\config.cmd
Feito isto o assistente de configuração ira executar e mostrará a seguinte tela:
Figura 34
Nesta tela podemos escolher em criar um novo domínio ou adicionar novas funcionalidades a um domínio existente. Clique em próximo, vamos criar um domínio:
Figura 35
Podemos criar um novo domínio baseado num existente. Neste caso, vamos escolher a opção de criar um domínio configurado automaticamente. Note que a opção ‘Basic Weblogic Server Domain’ não pode ser desmarcada, pois ele é o mínimo essencial. Como vamos criar um domínio do zero, apenas clique em próximo:
Figura 36
Nesta tela podemos escolher o nome para o nosso domínio e o caminho onde ele será criado. Podemos escolher qualquer nome para o domínio, mas ele deve ter alguma relação com as aplicações irão funcionar nele. Por padrão, o instalador cria o domínio dentro da pasta de instalação do Weblogic, mas podemos escolher qualquer pasta. Para facilitar o aprendizado vamos manter o nome e pasta padrão. Clique em próximo.
Figura 37
Nesta tela podemos escolher qual o usuário e a senha que vamos utilizar para administrar este domínio. Por padrão o usuário sugerido é ‘weblogic’, mas podemos utilizar qualquer nome de usuário. A senha deve ser comporta por letras e números e deve ter ao menos oito caracteres. Para facilitar vamos utilizar o usuário ‘weblogic’ e a senha ‘weblogic1’. Digite a senha duas vezes e clique em próximo.
Figura 38
Nesta tela temos duas opções:
· Escolher o modo de inicialização
o Modo de Desenvolvimento: Neste modo o consumo de memória é reduzido, logs são ativos com maiores detalhes, pois será necessário para o desenvolvedor durante o processo de desenvolvimento. Além disso, algumas configurações relativas ao consumo geral de recursos ficam em valores baixos, facilitando também a execução em máquinas capacidades reduzidas;
o Modo de Produção: Este modo utilizar uma quantidade maior de recursos e desliga a maior parte dos logs, para garantir desempenho.
· JDK
o Por padrão o assistente irá configurar o Weblogic para usar a JDK utilizada na instalação, mas podemos clicar em ‘Outro JDK’ e escolher um JDK diferente do utilizado na instalação para executar os aplicativos nesse novo domínio.
Vamos instalar em modo desenvolvimento e utilizar a JDK usada na instalação. Clique em próximo.
Figura 39
Neste ponto o assistente nos permite configurar vários itens já na criação do domínio, vamos escolher a configuração do Admin Server e clicar em próximo.
Figura 40
Aqui podemos configurar o nome do Admin Server bem como qual o endereço em que ele responderá e a parta. Por padrão a porta é 7001 e o endereço será localhost, podemos alterar para qualquer outro endereço ou porta que sejam válidos. Vamos deixar os valores padrão e clicar em próximo.
Figura 41
Este tela mostra o resumo da nossa configuração. Basta clicar em criar para que o domínio seja criado.
Figura 42
Uma barra de progressão irá mostrar o andamento da instalação.
Figura 43
Após a barra de progressão completar, será exibido um resumo da instalação, e o endereço onde será possível invocar o console administrativo através de um navegador Web.
Acesse o link "Iniciando o Console administrativo" para ver os procedimentos que para iniciar o "AdminSever", que é responsável por montar o console administrativo.