Instrumentação é uma funcionalidade que permite que classes de sua aplicação sejam modificadas durante a execução e permite você executar um código específico para que você possa determinar com precisão o comportamento da sua aplicação. Este recursos está disponível no Weblogic e foi projetado para que você tenha visibilidade do código-fonte da sua aplicação durante a execução, para que seja possível gerar um diagnóstico sobre a performance.
Basicamente, este recurso pode se resumido em um processo de injetar um código especial em pontos conhecidos de uma classe, durante a implantação (deploy) da aplicação, no qual modificará a classe original com a finalidade de gerar monitores, ou seja, informações que possam ser observadas e até gerar alertas.
Podemos criar e ativar a instrumentação e definir monitores de diagnóstico para um módulo de diagnóstico. Um monitor de diagnóstico executa ações de diagnóstico quando uma localização específica do servidor ou código da aplicação é chamado. Por exemplo, um monitor de diagnóstico em um módulo do sistema de diagnóstico pode fazer com que um evento de rastreamento seja gerado após um adaptador de recurso concluir uma transação.
Versões um pouco diferentes desta página aparecem em dois locais na Console de Administração: