O Oracle Weblogic Server suporta todas as especificações da API Java EE, já descritas anteriormente, e define como administrá-las. Isto permite que desenvolvedores criem aplicações corporativas portáveis, escaláveis e fácies de integrar. Além de economizar milhares de linhas de desenvolvimento, o que significa tempo e dinheiro.
O Weblogic oferece, além de uma interface web para a administração, normalmente chamada de Admin, também permite realizar operações em seu ambiente através do console de texto, utilizando o Weblogic Scripting Tool ou WLST.
Vamos utilizar a instalação genérica do Weblogic, pois ela será válida para todos os sistemas operacionais homologados pela Oracle. Como mencionado, devemos inicialmente instalar uma JDK, para só então instalar o Weblogic. Isto é necessário, pois o instalador do Weblogic é feito em JAVA e requer uma JDK para que seja executado.
Dica:
Se o seu sistema operacional não constar na lista da Figura 6, então deverá procurar o site do fornecedor do sistema operacional desejado e baixar um JDK específico (no caso do AIX procure no site da IBM e no caso do HP-UX procure no site da HP). Lembrando que o JDK deve ser homologado para o Oracle Weblogic Server, o que deve ser conferido no site da Oracle.