Maria das Dores Jacintho de Medeiros

Maria das Dores Ferreira de Medeiros

ou Maria das Dores Jacintho de Medeiros

Maria das Dores nasceu provavelmente em São Sebastião da Ventania ou em Passos, cerca de 1827, filha de Antonio Ferreira de Medeiros e Maria do Rosario Alves.

Casou-se com Jacintho Honorio da Silva e tiveram os filhos Manoel Jacintho da Silva, Antonio Jacintho da Silva, José Jacintho da Silva, Maria Jacintho da Silva, Simplicia Jacinto da Silva.

Dona Maria das Dores Jacintho Medeiros , segundo o depoimento de um neto : " Era uma senhora corpulenta,forte,energica,com uns olhos muitos azuis e cabelos loiros . Esposa modelo,santa mãe,caridosa amiga,trabalhadeira e deveras religiosa,detestava a preguiça e a intriga . Morando em nossa casa , visitava frequentemente aos seus outros filhos,aos quais havia entregue a direção dos seus bens. Lembro-me de que aos domingos,quando iamos `a missa das dez,na Villa de Dores do Aterrado , ela montada em sua besta de sela,grande animal,sempre ferrada , bom silião , nós,os netos,cada um em seu animal,ia nos dizendo:

-Aguça!Aguça!Anda ligeiro!

Desdobrava-se em cuidados,ora protegendo este , ora mandando comprar o que faltasse a este outro e assim , chegada as tres horas , punhamo-nos a caminho da "Fazenda Retiro" ,onde já nos esperava minha mãe , como o jantar a mesa. Grande amiga dos escravos e colonos, logo que via um dirigir-se a nossa casa,vinha solicita perguntar o que havia, se doença,falta de serviço ou dinheiro. Tudo determinava e a tudo sabia dar uma solução satisfatoria,fazendo grande falta e dando-nos uma grande tristeza quando um dia a perdemos.Isso foi quando , de volta `a vila, onde fora ouvir missa e tivera uma contrariedade por causa de um neto,já falecido na cidade de Penapolis,voltou nervosa `a fazenda,jantou ao anoitecer e, como sentisse mal , disse `a minha mãe que contrariada ainda, iria se recolher , não tendo tempo porém , pois mal chegado a cama , caiu morta.Baldados foram os esforços para que voltasse;nossa avó nos havia deixado para sempre ,abrindo uma funda e imorredoura saudade. "

Em 1850 ,seu marido o Capitão Jacintho Honorio ajudou a construir a Igreja do Rosário em Dores do Aterrado , atual cidade de Ibiraci , em Minas Gerais . O Capitão Jacintho lá foi sepultado.