Ligação com os Inconfidentes Mineiros

O Capitão Antonio Ferreira de Medeiros , Patriarca dos Medeiros , de Passos , Minas Gerais ,casou-se três vezes . Seu primeiro casamento está registrado à pagina 6 do livro 1 de matrimonios de S.Sebastião da Ventania , bispado de São Paulo .

Casou-se aos 17 de junho de 1825 na freguesia de São Sebastião da Ventania , com Maria do Rosário Alves . Ambos declararam terem nascido e batizado na Villa de São Carlos de Jacuhy , bispado de São Paulo. Com esta esposa teve oito filhos (Maria Luiza,Maria das Dores,Joaquim Alves,Anna Rita,Escolastica ,Mizael , Jose e Domingos) .

Sua filha Anna Rita casou-se com Francisco Martins do Carmo, e tiveram entre outros a Antonio Martins do Carmo, também conhecido como Antonio Martins de Medeiros.

Antonio Martins (do Carmo) de Medeiros, nasceu em 12 de agosto de 1853 em Passos, MG e foi batizado em 21 do mesmo mês e ano. Era filho de Francisco Martins do Carmo e Anna Rita de Jesus Ferreira de Medeiros. Ele faleceu em 26 abril 1909 em São Paulo, SP, Brasil e foi enterrrado em 27 abril 1909 em Cemitério do Araçá, SP, Brasil. Ele casou-se em 25 de setembro de 1878 em Passos,MG com Maria Francisca da Silva (vovó Cota) nascida a 30 março 1864 em Passos, MG, Brasil e crismada em 18 abril 1864 em Passos, MG, Brasil . Ela faleceu em 24 maio 1942 em Passos, MG, Brasil. Este casal Antonio Martins (do Carmo) de Medeiros e Maria Francisca da Silva tiveram entre outros filhos, a Antonio Martins de Medeiros Junior.

Antonio Martins de Medeiros Junior, nasceu em 7 de julho de 1889 em São Manoel, SP e faleceu em 11 de junho de 1954 em São Paulo e está enterrado no Cemitério da Quarta Parada, SP. Ele casou-se em 1 de março de 1919 em Passos, MG com Julieta Machado da Silveira que nasceu em Passos em 22 de abril de 1898 e faleceu em Passos em 24 de abril de 1938.

Julieta Machado da Silveira era filha de Antonio Caetano Machado e Julia Barbosa da Silveira. O Antonio Caetano Machado era primo de Julia Barbosa da Silveira e ambos eram descendentes do portugues João da Silveira Fernandes.

Segundo os Autos de Devassa da Inconfidencia Mineira, publicado pela Bibliotheca Nacional, em 1936, vol 2 pag 409 a 413 (arquivado na biblioteca da USP-História-FFLCH localização FFLCH-HI/981.03^B582a^v.2): João da Silveira Fernandes, "natural da freguezia de São João Baptista do Loredo, donde veiu ha trinta, e cinco annos; morou no Sitio das Bananeiras de Carijós, servindo de caixeiro, vinte e nove anos, e sete no corrego chamado de Amaro Ribeiro, em terras pertencentes a José Leite Ribeiro, e assiste presentemente em uma das casas de Capim, possuindo cinco negros, e uma creoula". O inconfidente Pe. Carlos Correia de Toledo dizia-se parente de Ana Silveria de Sousa,esposa de João da Silveira Fernandes. Realmente eram parentes, pois Ana Silveira de Sousa era filha de Isabel de Miranda Cabral que era filha de Estevão de Amores Cabral que era irmão do Capitão Manuel Vieira de Amores que era pai de Ursula Isabel de Melo que era mãe do Padre Carlos Correa de Toledo e Melo.

Veja o artigo sobre o João da Silveira Fernandes , que também se encontra no site da ASBRAP