Capitão Antonio Ferreira de Medeiros

Capitão Antonio Ferreira de Medeiros

Patriarca da Familia Medeiros

Passos , MG , Brasil

Avós paternos: Maria do Rosário de Medeiros e Antonio Jorge Ferreira

Avós maternos: Matteos Luis Ferreira e Maria do O' dos Santos

Pais: Manoel Jorge de Medeiros e Maria Luiza Ferreira da Conceição

Vida: Nascido cerca de 1798 em Jacuí ou São Sebastião da Ventania (hoje Alpinópolis). Falecido em Passos a 14/09/1872

1ª Conjuge e Filhos: Maria do Rosário Alves de Moura, mãe de Maria Luiza, Maria das Dores, Joaquim Alves, Anna Ritta de Jesus, Escolastica, Misael, José, Domingos.

2ª Conjuge e Filhos: Lucia Fausta de Souza Osorio, mãe de Rita, Gertrudes, Maria Francisca, José, Valéria, Isabel, Francisca.

3ª Conjuge e Filhos: Laura Cassiana do Carmo, mãe de Manoel, Hipolita, Manoel, Antonio, Maria, Francisco, Cassiano, Hyppolita, Maria, Carlos, Hypolita.

O Capitão Antonio Ferreira de Medeiros é o Patriarca dos Medeiros de Passos , Minas Gerais .

Os pais do Capitão Antonio Ferreira de Medeiros :Manoel Jorge de Medeiros e Maria Luiza Ferreira da Conceição , casaram-se a oito de julho de mil setecentos e noventa , na Fazenda do Ribeirão das Ninfas , do Capitão Manoel Cardoso Osório , no distrito da freguesia de Jacuí ( conforme manuscritos no Arquivo Diocesano de Guaxupé,do registro paroquial dos casamentos de 1777 a 1809 da Igreja Catolica de São Carlos Borromeu (Jacuí) em Minas Gerais ).

Conforme informações do Prof. Antonio Grilo, do Centro de Memória de Passos , a fazenda Ribeirão das Ninfas é uma das mais antigas de Passos (juntamente com as faz. Cruzeiro e Bonsucesso), todas do final do século XVIII. Ninfas é um córrego que deságua no ribeirão Bocaina que é um dos mais próximos pois passa a 2 km. da cidade. O abastecimento de água de Passos é captado no Bocaina. A fazenda Ninfas fica nas cabeceiras do Bocaina, a cerca de 25 minutos da cidade, na região rural denominada "Campos". Pelo que sabemos, sempre pertenceu a Passos desde a desvinculação de Jacuí, do ponto de vista administrativo público, ou de Ventania, do ponto de vista eclesiástico.

A mãe do Capitão , Maria Luiza Ferreira da Conceição deve (não confirmado ainda) ter falecido em 1815 , com inventario em Campanha ou Jacui ou S.S.da Ventania , maço 63 , sendo o inventariante o marido , Manoel Jorge de Medeiros .

"No seu testamento arquivado no Centro de Memória de Passos , ele próprio (Capitão Antonio Ferreira de Medeiros ) declara ter nascido na Ventania e ser filho de Manoel Jorge de Medeiros e Maria Luiza Ferreira da Conceição . Ventania é a antiga Freguesia de São Sebastião da Ventania (termo da Vila de São Carlos do Jacuí) , hoje Alpinópolis , que está situado a uns 30 kms de Passos , na estrada para Carmo do Rio Claro. A doação do patrimônio de S.Sebastião foi feita em 1799 por José Justiniano dos Reis,falecido pouco depois;a viúva,Ana Teodora de Figueiredo(D.Indá) é quem conduziu os destinos do arraial.Se o Capitão Medeiros nasceu ali em 1798 ou 1799,seus pais estão entre os primeiros povoadores do local.

O Capitão Antonio Ferreira de Medeiros casou-se três vezes . Seu primeiro casamento está registrado a pagina 6 do livro 1 de matrimonios de S.Sebastião da Ventania , bispado de São Paulo .

Casou-se aos 17 de junho de 1825 na freguesia de São Sebastião da Ventania , com Maria do Rosário Alves ,filha de Joaquim Alves de Moura e Rita de Cassia Ozorio.Ambos declararam terem nascido e batizado na Villa de São Carlos de Jacuhy , bispado de São Paulo. Com esta esposa teve oito filhos (Maria Luiza,Maria das Dores,Joaquim Alves,Anna Rita,Escolastica ,Mizael ,Jose e Domingos) .O pedigree do Antonio Ferreira de Medeiros traz sua Origem Açoriana. O pedigree da Maria do Rosário Alves de Mouratraz nomes ilustres da Genealogia Paulistana tais como João Ramalho e a índia Bartira ; Baltazar de Moraes de Antas (que é um portal de entrada à Genealogia Portuguesa , principalmente às genealogias dos Reis Afonso Henriques e Afonso VI e daí até os Reis Visigodos) e Jerônimo de Albuquerque ( que por sua vez é , conforme nos ensina o Prof. Francisco Antonio Doria , um portal para a genealogia da Idade Média , pois é descendente do Rei D.Diniz ; de Rodrigo Diaz de Vivar-ElCid; Cunhas ; Melos ; Meneses ; familia da Maia e daí a Maomé).

No Censo de Passos - 1831, datado de 17 de janeiro de 1832 , conforme fotocopia do documento 03 caixa 14 obtida no Arquivo Publico Mineiro , de Belo Horizonte , estão listados como habitantes do fogo numero 17 do primeiro quarteirão do Distrito do Senhor dos Passos , do Termo da Vila de São Carlos de Jacuhy , o Antonio Ferreira de Medeiros , Lavrador , com 32 anos , casado com Maria do Rosario de 25 anos ,e com os filhos: Maria de 5 anos ; Maria de 4 anos ; Joaquim de 3 anos ; Anna de 2 anos e os escravos Jacinto ; Gracianno ; Francisco ; Domingos ; Gabriel ; Felipe ; Manoel ; Maria ; Joanna ; Maria (Este documento foi localizado no APM sob numero 03 caixa 14 , com o auxilio de Valderez Rosa Garcia,de Belo Horizonte , e do Prof. Antonio Theodoro Grilo,de Passos)

No Censo de Passos - 30 de dezembro de 1838 , conforme fotocopia do documento 10 caixa 05 obtida no Arquivo Publico Mineiro , de Belo Horizonte , estão listados como habitantes do fogo numero 3 do terceiro quarteirão do Distrito do Senhor dos Passos , da Freguesia de São Sebastião da Ventania , no Município de São Carlos de Jacuhy , da Comarca de Sapucahy,de Minas Gerais : o Capitão Antonio Ferreira de Medeiros (42 anos) , sua esposa Maria do Rosário Alves (32 anos) , seus filhos Maria (12 anos) ; Maria (11 anos) ; Joaquim (11 anos) ; Anna (9 anos) ; Escolastica (7 anos) ; Mizael (6 anos) e Domingos (1 ano) .

A 5 de julho de 1839 morre Maria do Rosario.

Viuvo Antonio casa-se pela segunda vez . Seu segundo casamento foi em Passos , com Lucia Fausta de Souza (nascida e batizada na Freguesia de Ventania ,filha do Capitão Domingos de Sousa Vieira e Maria Francisca Osorio ) aos 10 de agosto de 1839 na Capela Curada do Senhor Bom Jesus dos Passos,bispado de São Paulo, Provincia de Minas Gerais ,com quem teve sete filhos(Rita,Gertrudes,Maria Francisca , José , Valeria , Isabel e Francisca).

No APM foi localizado pela Valderez Rosa Garcia o documento SP-PP 1/16 CX 39 DOC 29 , com uma relação datada de 26 de agosto de 1840 , com a lista dos oficiais da Legião de Jacuhy (19ª) da Guarda Nacional . Na lista dos Oficiais do 3º Batalhão da Legião de Guardas Nacionais de Jacuhy , encontramos o Antonio Ferreira de Medeiros como Capitão da 1ª Companhia , apontado pela portaria de 17 de setembro de 1840 ( e obteve demissão pela portaria de 7 de março de 1842) .

A 7 de março de 1848 morre em Passos sua segunda esposa Lucia Fausta, com 30 anos .

Pela terceira vez Antonio casou-se a 23 de julho de 1848 , na Freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos , com Laura Cassianna do Carmo (que tinha 17 anos de idade e era filha de Manoel Jose Lemos e Hipolita Cassiana do Carmo) e tiveram onze filhos(Manoel,Hipolita ,Manoel ,Antonio,Maria ,Francisco ,Cassiano, Hyppolita,Maria,Carlos,Hypolita).Muitos de seus filhos desempenharam papeis importantes na sociedade .

No APM foi localizado pela Valderez Rosa Garcia o documento SP-PP 1/16 CX 96 DOC 3 , com a Lista Geral dos Cidadãos que compõem a Guarda Nacional do Municipio da Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos , extraida dos Livros de Matricula da mesma Guarda do Serviço da Reserva. A lista é assinada por José Caetano Machado , Ten.Cel. Chefe do Batalhão , e datada de 5 de setembro de 1853. Na Matricula das Guardas Nacionais para o Serviço da Reserva , pelo Concelho de Qualificação da Paroquia da Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos ,em virtude da Lei nº602 , de 19 de setembro e instruções de 25 de outubro de 1850 , encontramos sob numero 33 , 5º quarteirão , Antonio Ferreira de Medeiros , 51 anos , casado com filhos , lavrador , com renda liquida de 1500/000.

No Registro de Terras da Freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos , de 26 de dezembro de 1854 , arquivado no APM sob codice TP150 rolo 12 gaveta E-1 , encontramos anotado sob numero 100 as terras de Antonio Ferreira de Medeiros

A 15 de setembro de 1871 morre em Passos sua terceira esposa Laura Cassiana do Carmo,com 42 anos.

A 14 de setembro de 1872 morre em Passos o Capitão Antonio Ferreira de Medeiros , vitimado de hydropsia.

Veja a Lista de Descendentes do Capitão Antonio Ferreira de Medeiros.