Agradeço ao Sr.Helder Manuel de Oliveira , natural e residente na freguesia de Castelo Branco , concelho de Horta, que gentilmente cedeu os textos abaixo ,sobre Portugal , Açores, Ilha do Faial e os sobre Horta e Freguesia de São Salvador(Matriz) , e as fotos da cidade de Horta .
Portugal Portugal é em traços largos, um dos países mais antigos da Europa e dada a sua situação geográfica (extremo ocidental), tem um excelente clima, lindíssima paisagem e óptimas praias, em especial as do Algarve. Por essas características atrás citadas, a razão por que é chamado de "jardim à beira-mar plantado". Sendo um país por natureza marítimo, foi pioneiro dos "Descobrimentos" e por essa razão, se tornou num dos maiores países colonialistas. No século XX, teve uma das mais longas ditaduras do mundo (48 anos com Salazar e Caetano). Ditadura essa, que caíu com a "Revolução 25 de Abril" em 1974 e que pôs termo à "guerra colonial/Guiné, Angola e Moçambique", cujas independências ocorreram em 1975, assim como as de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Todavia, a mesma sorte não tiveram os arquipélagos dos Açores e Madeira, nos quais surgiram "Movimentos" pró independência e autonomistas.Portugal optou por conceder em 1976 a autonomia político-administrativa, única forma de evitar a perda definitiva dos arquipélagos e calar os açorianos e madeirenses mais moderados e tirando força aos mais radicais "os independentistas".
Açores Diversas teorias têm sido apresentadas quanto à descoberta do arquipélago dos Açores, a qual é indicada como mais provável, no ano de 1427, por Diogo Silves, piloto de el-rei de Portugal (descobertas 7 das 9 ilhas), excepção de Flores e Corvo, que só são descobertas em 1452, por Diogo de Teive. Com a queda da ditadura de Salazar e Caetano, com a Revolução 25 de Abril de 1974 e instaurada democracia, a nova "Constituição da República Portuguesa" no seu artº. 225º., institui o regime autonómico político-administrativo para os arquipélagos dos Açores e Madeira. Em 27 de Junho de 1976, tem lugar as eleições regionais para eleger os primeiros deputados para a Assembleia Regional dos Açores, que após a posse, é eleito o primeiro Governo Regional pelo PSD, partido vencedor com maioria esmagadora e que governa durante 20 anos, tendo sido derrotado nas últimas eleições (1996) pelo PS, por uma margem mínima. A Horta é a sede da autonomia.
Mapa antigo dos Açores ( 1584 ) :
Ilha do Faial O povoamento da ilha do Faial. poder-se-ão apontar dois períodos distintos: o primeiro, por povoadores vindos da ilha Terceira que se estabeleceram na área da actual freguesia dos Cedros, entre 1450 e 1460; o segundo, pelo fidalgo flamengo Josse Van Huerter, casado com Beatriz de Macedo, dama da Corte, o qual através da "Carta de Doação" passada pelo Infante Don Fernando, a 21 de Fevereiro de 1468, foi nomeado 1º. Capitão Donatário da ilha, que acompanhado por um grupo de flamengos e certamente também por alguns portugueses, se fixaram na Lomba dos Frades (Praia do Almoxarife). Mas devido à falta de água, mudaram-se para o vale interior próximo, o qual ficou conhecido pelo vale dos Flamengos (Flamengos-única freguesia do interior) e por ali não dispôr como é óbvio de um porto, foi deslocado um grupo para a zona de Porto Pim (Angústias-antiga vila nova) e outro para a Conceição (antiga vila velha), dando assim origem à Vila da Horta, nome derivado do sobrenome do Capitão Donatário "Huerter". Em 1470, um novo grupo de flamengos sob a direcção de Wilhelm Van der Haegen, aportou à ilha, trazendo consigo as primeiras sementes de pastel. Todavia, um conflito entre Wilhelm e Huerter, afastou aquele do Faial, tendo errado pelas ilhas do Grupo Central ( Terceita , Graciosa , São Jorge , Pico e Faial ) e mais tarde se fixando na ilha das Flores , onde iniciou o seu povoamento.A crise originada pela erupção do vulcão do Cabeço do Fogo em 1672, despoletou o primeiro surto migratório do Faial para o Brasil, mais concretamente para o Maranhão e Grão-Pará, regiões estas que englobam actualmente os Estados de Pará, Ceará, Maranhão e Piauí.
A ilha do Faial , tem um concelho ( concelho da Horta ) que é composto por 10 freguesias rurais e 3 urbanas. As freguesias urbanas,Matriz,Conceição e Angústias, constituem a cidade da Horta .As freguesias rurais são: Feteira; Castelo Branco; Capêlo; Praia do Norte; Cedros; Salão; Ribeirinha; Pedro Miguel; Praia do Almoxarife e Flamengos, sendo esta a única freguesia interior, as restantes ficam todas à beira-mar.
Emigração para o Brasil fonte: http://www.multi.pt/azores/raa/pg_acordest3.html
A emigração de casais açorianos para o sul do Brasil começou em 1617.Durante cinco anos, até 1753, deram entrada, no sul do Brasil, 1178 casais açorianos, totalizando 6 492 pessoas. Entre 1748 e 1756, duplicou a escassa população da então Capitania de Santa Catarina. Esta emigração em massa visava defender e povoar Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois a coroa estava convencida que a melhor maneira de garantir a posse da terra era povoá-la. A Ilha de Santa Catarina recebeu 4612 pessoas em 1748; 1666 em 1749; e 500 em 1750 e 1753. No século XVIII, 30% dos emigrantes idos para Santa Catarina fixaram-se nas freguesias de Nossa Senhora do Rosário, da Enseada de Brito e Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. O forte contingente ilhéu, cerca de seis mil, saiu de 72 freguesias dos Açores, distribuídas pelas ilhas do Faial, Graciosa, Pico, S. Jorge, S. Miguel, Santa Maria e Terceira.Ainda hoje, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, há sinais evidentes da presença açoriana, não só na arquitectura, mas também nos usos, costumes e tradições, como as "Reisadas" e as Festas do Espírito Santo, à boa maneira destas ilhas.Muitos açorianos emigraram para o sul do Brasil porque a miséria grassava no Arquipélago, na era de Setecentos, como resultado do fraco desenvolvimento das ilhas na produção do trigo e do pastel (outrora, a sua maior riqueza), acrescido do excesso demográfico que atingiu um carácter cíclico nas ilhas maiores. Os açorianos aparecem na história do Brasil em diversas regiões e estão distribuídos pela Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, S. Paulo, Amazonas, Pará, Paraíbas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
fonte:Livro A History of the Azores Islands , by James H. Guill
Em 29 de março de 1677 embarcaram em Horta , Faial , no barco Jesus,Maria e José , com destino ao Grão Pará no Brasil , 50 familias consistindo ao todo 219 pessoas . Em 1747 , Feliciano Velho Oldenbourg , o fundador da companhia de comércio , Companhia da Asia Portuguesa , fechou um contrato com o governo Português para transportar 4000 familias Açoreanas para Santa Catarina , Brasil . Depois disso a emigração das ilhas ocorreu com homens solteiros , mulheres solteiras e familias.
Além dos Açoreanos estabelecidos em Grão Pará e Santa Catarina ,outros se espalharam pelo Brasil e seus principais meios de subsistência eram: