Agradeço ao Sr.Helder Manuel de Oliveira , natural e residente na freguesia de Castelo Branco , concelho de Horta, que gentilmente cedeu os textos abaixo , sobre Horta e Freguesia de São Salvador(Matriz) , e as fotos da cidade de Horta , e os textos sobre Portugal , Açores, Ilha do Faial
Horta A cidade da Horta está situada na parte Sudeste da ilha do Faial. O primeiro núcleo populacional fixou-se na actual freguesia da Conceição, que se foi expandindo até a actual freguesia da Matriz (São Salvador) e que no seu conjunto ficou conhecida por "Vila Velha", tendo sido elevada a Vila da Horta em 1498, no reinado de D.Manuel I. E em 1648 (200 anos após a chegada do Capitão Donatário Jusse Van Huerter) a vila alargou-se para Sul, ocupando toda a extensão da baía, dando assim origem a actual freguesia das Angústias, zona esta que ficou também conhecida por "Vila Nova". D.Pedro, em reconhecimento pelo apoio dos hortenses durante as lutas entre Liberais e Absolutistas (D.Pedro/D.Miguel), não só visitou a Horta por 2 vezes, assim como por alvará de 4 de Julho de l833, elevou a vila a cidade. O incessante vaivém de embarcações mercantes, baleeiras e militares que aportavam à Horta, cedo despertou o desejo de construir um local de abrigo, o que veio a acontecer a 20 de Março de 1876, quando se deu início à construção da doca.Foi na Horta que se instalou o primeiro cabo submarino, ligando esta a Carcavelos, inaugurado por D.Carlos a 27 de Agosto de 1893. Dada a localização geo-estratégica, outros cabos de outras nacionalidade se instalaram, num total de 15, em ligação com USA, África e Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Espanha). E a 28 de Junho de 1901, D.Carlos e D.Amélia, o segundo monarca português a visitar a Horta, a qual também já havia sido visitada pelo Principe Albarto do Mónaco. O porto da Horta serviu a hidroaviação, tendo sido inaugurada uma carreira regular de clippers da Pan América Airwais, a 21 de Março de 1939. Nas últimas décadas, o porto da Horta transformou-se na capital açoriana do iatismo internacional, hoje mundialmente conhecida dos iatistas, assim como o "Café Sport", vulgarmente conhecido por "Peter Café Sport", local de encontro dos iatistas e para onde vai todo o correio dirigido aos mesmos e famoso pelo seu "gin tónico".
Freguesia de São Salvador (Matriz) A freguesia de São Salvador é vulgarmente conhecida por Matriz e é com esse nome que ela surge nos actos eleitorais, registos de nascimento, casamento e óbitos, assim como em qualquer acto público em que tenha de ser invocada. A freguesia da Matriz, foi a segunda, logo depois da Conceição, a ser criada na cidade da Horta. Esta freguesia da Matriz constitui o centro da cidade e nela estiveram inseridas todas as repartições públicas (Tribunal, Repartição e Direcção de Finanças, Correios, Conservatórias, Cartório Notarial, Inspecção de Trabalho e Comando da Polícia de Segurança Pública), assim como a Câmara Municipal e ainda estão, com excepção dos Serviços do Ministério da Justiça. Estes serviços (Tribunal, Conservatórias e Cartório Notarial), que se encontravam dispersos, foram instalados no Palácio da Justiça, construído na freguesia da Conceição e que foi inaugurado pelo Ministro da Tutela a 21 de Janeiro de 1991. É também na Matriz, onde se encontra uma grande parte do comércio local, assim como os Banco Português do Atlântico e Banco Comercial dos Açores.
Na cidade de Horta temos tres freguesias , a de São Salvador(Matriz) , a de Nossa Senhora das Angustias e a de Nossa Senhora da Conceição.
Nos limites da freguesia de São Salvador (Matriz) encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida por Convento de São Francisco .
A edificação do primitivo convento deve ter ocorrido no inicio do século XVI,segundo testemunho dos corsários ingleses,do conde de Cumberland :" O mosteiro local , que tinha e mantinha trinta frades franciscanos (...) foi construído por um frade de Angra na Terceira , da mesma ordem , cerca do ano do Nosso Senhor de mil quinhentos e seis " . Ao longo de sua existencia sofreu varias vicissitudes das quais sobressai a destruição provocada por um temporal em 1669,obrigando a posterior edificação,a partir de 1696,no local onde hoje se encontra,recuando algumas dezenas de metros relativamente `a primitiva construção,mais próxima do mar.
A igreja de Nossa Senhora do Rosario teve sua primeira pedra lançada a 22 Abril de 1696. Benzida a 12 de Novembro de 1700.Restaurada nos anos de 1930, 1931 e 1972. Mais conhecida pela designação de Convento de S. Francisco por se localizar no ex-convento franciscano.É templo de grandiosas dimensões, corpo principal dividido em tres naves,capela-mor de um fulgor extasiante, dada a riqueza da sua talha dourada,talha que reveste tambem os seus varios altares. Dignos de menção os painéis de azulejo, nela existentes. A igreja de N.S. do Rosario é um raro monumento de arte, o mais faustoso do Faial. É considerado o mais belo conjunto de arte sacra do ex-distrito, já pelas suas talhas e telas, já pelos seus azulejos, e douramentos, já pelas imagens e sacristia. Em salas anexas, funciona o Museu de Arte Sacra e no edifício anexo o Lar de Terceira Idade (Asilo).
Esta foto da marina,vista parcial da Horta, apresenta ao fundo , à direita a Torre do Relógio , ao centro a Igreja São Salvador, à esquerda a Igreja do Carmo e na frente lado esquerdo está a Igreja de Nª.Sª.do Rosário.
Esta foto, é da Rua Walter Bensaúde (freguesia Matriz), ao fundo da qual se vê a Igreja de Nª.Sª.do Rosário e a partir da igreja a rua passa a ser Rua Conselheiro de Medeiros, pelo fato de a partir da igreja para diante já ser freguesia das Angústias.
Aqui vemos a Igreja de Nº.Sª.do Rosário.O edifício contíguo , `a esquerda da igreja é o Asilo (lar da terceira idade).
Foto de 08 de setembro de 1998.
Planta das Igrejas e Conventos da cidade de Horta