O Capitão Antonio Ferreira de Medeiros , Patriarca dos Medeiros , de Passos , Minas Gerais ,casou-se três vezes . Seu primeiro casamento está registrado à pagina 6 do livro 1 de matrimonios de S.Sebastião da Ventania , bispado de São Paulo .
Casou-se aos 17 de junho de 1825 na freguesia de São Sebastião da Ventania , com Maria do Rosário Alves . Ambos declararam terem nascido e batizado na Villa de São Carlos de Jacuhy , bispado de São Paulo. Com esta esposa teve oito filhos (Maria Luiza,Maria das Dores,Joaquim Alves,Anna Rita,Escolastica ,Mizael , Jose e Domingos) .
Sua filha Anna Rita casou-se com Francisco Martins do Carmo, e tiveram entre outros a Antonio Martins do Carmo, também conhecido como Antonio Martins de Medeiros.
Antonio Martins (do Carmo) de Medeiros, nasceu em 12 de agosto de 1853 em Passos, MG e foi batizado em 21 do mesmo mês e ano. Era filho de Francisco Martins do Carmo e Anna Rita de Jesus Ferreira de Medeiros. Ele faleceu em 26 abril 1909 em São Paulo, SP, Brasil e foi enterrrado em 27 abril 1909 em Cemitério do Araçá, SP, Brasil. Ele casou-se em 25 de setembro de 1878 em Passos,MG com Maria Francisca da Silva (vovó Cota) nascida a 30 março 1864 em Passos, MG, Brasil e crismada em 18 abril 1864 em Passos, MG, Brasil . Ela faleceu em 24 maio 1942 em Passos, MG, Brasil. Este casal Antonio Martins (do Carmo) de Medeiros e Maria Francisca da Silva tiveram entre outros filhos, a Antonio Martins de Medeiros Junior.
Antonio Martins de Medeiros Junior, nasceu em 7 de julho de 1889 em São Manoel, SP e faleceu em 11 de junho de 1954 em São Paulo e está enterrado no Cemitério da Quarta Parada, SP. Ele casou-se em 1 de março de 1919 em Passos, MG com Julieta Machado da Silveira que nasceu em Passos em 22 de abril de 1898 e faleceu em Passos em 24 de abril de 1938.
Julieta Machado da Silveira era filha de Antonio Caetano Machado e Julia Barbosa da Silveira. O Antonio Caetano Machado era primo de Julia Barbosa da Silveira e ambos eram descendentes (8º netos) de Belchior de Borba Gato que foi bandeirante e tio-avô do famoso bandeirante Manoel de Borba Gato.
Um artigo sobre os Borba Gato em São Paulo e respectivos documentos primários consultados, também se encontra no site do Projeto Compartilhar.