Quem roubou a lua?

"Caixa de histórias"

Era uma vez uma alcateia de lobos numa terra muito distante. Preparavam-se para a chegada da Lua cheia, para festejar o nascimento das suas crias.

Enquanto esperavam, os lobitos corriam e rolavam pela neve. Um deles, Kipa, queria uivar como os lobos grandes, mas só lhe saiam guinchinhos “Au...! Au...! Au...!”

Na noite antes da lua cheia chegar, Kipa esperou que todos adormecessem para ir para a montanha. Levantou a cabeça, fechou os olhos e inspirou com muita força e a Lua desapareceu! Kipa ficou com dor de garganta, ficou tudo às escuras e ela não se lembrava de nada. “Eu vou para casa e vou dormir até de manhã.” - pensou ela.

Quando amanheceu, Kipa tinha muitas dores de barriga e quase não podia andar. Então, foi para um lugar secreto do bosque. Quando o sol se foi, os lobos partiram em direção à montanha, pois seria a noite de chegar a Lua cheia! Kipa ficou na toca.

Os lobos sentaram-se na neve da montanha e viram que a Lua não estava lá. Mesmo que esperassem não vinha! A alcateia estava muito inquieta e já pensava que tinham roubado.

Muito tristes voltaram aos covis.

Os irmãos, o pai e a mãe viram que barriga de Kipa estava grande como um melão! O pai correu a pedir ajuda. A loba mais velha perguntou:

- O que estavas a fazer antes de ficares doente?

Kipa abriu a boca e todos viram uma luz lá dentro.

- A Lua está dentro da barriga de Kipa! – disse essa loba.

E, com um gemido como um canto de pássaro, Kipa libertou a Lua que voltou ao seu lugar.

Depois, a loba mais velha explicou a Kipa que, quando crescesse, iria ser capaz de uivar. E Kipa partiu com os irmãos e correu para cima e para baixo e uivou como um lobito “Au!”

Reconto da história de Mario Catelli por Carolina Canas