Os meninos gordos

A história dos meninos gordos que viraram peças de faiança

"Caixa de histórias"

Eram dois irmãos Mateus e Ana, que nasceram há muitos anos em Itália. Estes meninos eram muito gordos e altos em comparação com outros meninos.

O rei da Sardenha descobriu-os e ficou muito espantado. Por isso, enviou os meninos e a sua mãe ao rei de França. Por onde passaram, na sua viagem abriam-se os olhos e as bocas de espanto! O rei francês, perante tal fenómeno, mandou-os à rainha de Espanha.

A rainha de Espanha e todo o povo do seu reino também ficaram admirados. Então, mandou os meninos e a sua mãe para Portugal.

Chegaram a Lisboa, muito cansados. Há dois anos que andavam a correr a Europa sempre de um lado para o outro. Nesses dois anos, os meninos e a sua mãe viram e ouviram muita coisa diferente.

Em Portugal, voltaram a ser admirados por todos em especial pela rainha, que era muito conversadeira e curiosa. A rainha fez muitas perguntas e deu conselhos. Partiram de Lisboa para o Porto, onde os meninos voltaram a causar o espanto de todos!

Do Porto, os irmãos seguiram para o Minho. Nestas terras do Norte, transformaram-se em meninos de circo, que ficaram conhecidos através de prospetos. Os meninos continuaram a sua caminhada por terras portuguesas e todos ficavam espantados.

E tal foi o espanto que os operários das fábricas de louça os decidiram retratar.

Estes meninos nunca mais foram esquecidos, porque viraram peças de faiança.

Reconto da história de Isabel Maria Fernandes por Lara Eugénio