A galinha ruiva

"Caixa de histórias"

A galinha ruiva encontrou umas espigas de trigo e chamou o porco, o ganso e o gato. A galinha perguntou-lhes se a ajudavam a semear o trigo e todos disseram que não a ajudavam, pois iam para a praia.

Então, a galinha disse:

- Semeio-o eu.

E o trigo cresceu. A galinha ruiva perguntou quem a ajudava a ceifar o trigo e os amigos disseram que não, pois iam ver televisão. Então, ceifou-o ela.

Passados uns dias, a ruiva perguntou quem a ajudava a levar o saco de trigo e os amigos disseram que não, pois iam jogar à bola. E a galinha levou o saco de trigo para o moinho.

O trigo foi moído e deu um bom saco de farinha. Quando chegou a casa, perguntou aos amigos se a ajudavam a amassar o pão e claro que disseram que não, pois iam dormir.

A galinha amassou o pão muito bem amassado e perguntou se havia alguém que a ajudasse a cozê-lo. Disseram todos que não, pois iam jogar às cartas. Então, a galinha disse que o cozia ela.

Por fim, perguntou quem a ajudava a comer o pão. Todos disseram que queriam.

A ruiva respondeu:

- Se não me ajudaram a semear, a ceifar, a levar o saco, a amassar e a cozer, os pintainhos e eu é que vamos comer o pão.

Reconto da história de António Torrado por Dinis Daniel