As vacinas desaparecidas

O projeto "As vacinas desaparecidas" decorreu ao longo do ano letivo 2020/21 e começou pela criação de uma história original que, mais tarde, serviu de argumento para a realização de um pequeno filme. Não foi apenas trabalhado o desenvolvimento da imaginação através da escrita, tendo sido igualmente solicitado aos alunos que explorassem as características físicas e psicológicas das suas personagens, através de exercícios de teatralização e expressão corporal.

Foram realizados diversos trabalhos de preparação, conjuntamente com a redação do texto, nomeadamente de banda desenhada. Gravaram-se vários filmes de ensaio, previamente à gravação final, que decorreu num ambiente de grande entusiasmo e motivação. Este projeto, além de pedagogicamente estimulante foi, sobretudo, muito divertido de fazer e de se ver!

Vê abaixo as diferentes fases do projeto e clica nas ligações para conhecer mais

Nesta secção, além do argumento do filme, podes encontrar outros documentos que apresentam o processo de criação e desenvolvimento da história na sala de aula.


A história em Banda Desenhada


Para conseguir a melhor atuação possível enquanto atores e atrizes, os alunos tiveram de se preparar previamente. Assim, exploraram expressivamente várias poesias fornecidas, gravadas em casa em pequenos filmes. Visita esta secção para ver o seu trabalho.


Exercícios expressivos de exploração das personagens

As personagens da história

Júpiter, o aventureiro

A avó Alzira

Vera, a bailarina

A cadela Tiara

O cão Rufus

Tomás, o cantor de rock

O cavaleiro Sir Duard

A distraída Ayla

A gata Mimi

Jiminy, o grilo falante

Pizzi, o futebolista

Grast, o hacker

O leopardo

Joana, a marciana

O médico Max

Matilde, a menina um pouco mimada

O cão Boom

Margarida, a menina-unicórnio

O polícia Gilberto

Rúben, o marinheiro

O soldado Carlinhos

O turista Steven

Verónica, a vampira