Orlando, o caracol apaixonado

"Caixa de histórias"

Era uma vez um caracol apaixonado chamado Orlando. Vivia na caixa de correio da horta da Dona Micas. O Orlando era tão pinga-amor que andava sempre à procura de namorada. Preparava jantares românticos, mas corria tudo mal, porque ficava nervoso.

Um dia, decidiu fazer um perfil do Facebook para conhecer namoradas. Passado algum tempo, já tinha mais de 2000 seguidores e uma amizade especial com uma caracoleta do Algarve, chamada Bárbara.

Então, para ir ter com ela, resolveu pedir boleia ao senhor bico-de-lacre, que o levou para sul nas suas asas. Deixou-o na mata de um parque de campismo, onde encontrou um galo de Barcelos, que pensou ser o rececionista. Nesse parque, conheceu a Bárbara pessoalmente e gostaram muito um do outro.

A Dona Micas e os amigos da horta foram visitá-lo ao Algarve, porque estavam preocupados com ele e fizeram um grande churrasco.

Quando regressaram ao Norte, a Dona Micas colocou os noivos na caixa do correio, onde depois eles contaram aos filhotes caracolinhos as aventuras no Algarve.

E viveram felizes para sempre na horta, no meio dos legumes.

Reconto da história de Sérgio Mendes por Manuel Mendes