GECFORM – ESPAÇOSTEMPOS DE SABERES E(M) FORMAÇÃO
Em destaque
Roberto Sidnei Macedo
Denise Moura de Jesus Guerra
GECFORM: ESTUDOS CURRICULARES E FORMACIONAIS AUTORIZANTES
GECFORM – ESPAÇOSTEMPOS DE SABERES E(M) FORMAÇÃO
Em destaque
Roberto Sidnei Macedo
Denise Moura de Jesus Guerra
GECFORM: ESTUDOS CURRICULARES E FORMACIONAIS AUTORIZANTES
Fonte: arquivo do GECFORM
O Grupo de Estudos em Currículo e Formação – GECFORM do FORMACCE em Aberto, nasce no início de 2018, inspirado em nossas experiências iniciáticas de aproximação com a formação universitária na Pós-graduação.
A gênese do GECFORM se materializa para fazer frente à burocratização da universidade que, em certas circunstâncias, produzem padrões homogeneizantes que desencadeiam exclusões e a percepção do não lugar para quem quer ter acesso a estudos pós-graduados stricto senso.
Nesse contexto, o GECFORM vem problematizar e reexistir aos dilemas experienciados por pessoas que, ao se aproximarem do discurso científico e acadêmico canônicos, buscam interagir e compreendê-lo para si mesmo, ao tempo em que cocriam espaçostempos possíveis para torná-lo formacionalmente pertinente e relevante.
Aberto, dialógico, acolhe as itinerâncias e errâncias dos processos de estudo, assim como provoca o debate como uma oportunidade ímpar de construção de aprendizagens. Nesses termos o GECFORM emerge a partir de um ethos inclusivo como e com a diferença. Estudar narrativas múltiplas vinculadas ao currículo e a formação é a sua vocação destacada, oportunizar um espaçotempo acolhedor para a compreensão das produções nesses campos é a sua proposta fundante.
É assim que o GECFORM se torna com o FORMACCE uma espécie de política pública aberta e acolhedora de processos formacionais valorados, trabalhando com construções compreensivas de narrativas curriculares e formacionais, assim como com esperanças para a configuração de preparações e consolidações de debates nos âmbitos dos campos do saber educacional aos quais se dedica.
Nesses termos é parte da constelação de ações autonomistas e conectadas do FORMACCE, tendo sua singularidade singularizante pautada no estudo de textos cujo objetivo central são as construções narrativas vinculadas hoje, aos complexos e (in)tensos campos do currículo e da formação. Aliás, uma urgência laboral e formacional no que se refere ao trabalho docente e à formação de professores.
Os encontros acontecem, quinzenalmente, duas horas antes da reunião do Grupo de Pesquisa. São participes do grupo: pesquisadores do Formacce; professores, representantes de todas as modalidades de ensino da escola básica da cidade de Salvador e outras cidades da Bahia; estudantes de Graduação e Pós-graduação da UFBA e de outras instituições universitárias. A metodologia de estudo é construída pelo grupo semestralmente. O material de estudos é selecionado pela coordenação e ratificado pelo coletivo. Das reuniões de planejamento emergem as deliberações sobre publicização dos produtos gerados na forma de palestra e artigos em jornal e revistas. Destaca-se a importância dos feedbacks durante o acompanhamento e avaliação coletiva.
Sobre o Autor:
Roberto Sidnei Macedo – Professor titular da Faculdade de Educação da UFBA, Líder do FORMACCE e do ObFORMACCE.
Sobre a Autora:
Denise Moura de Jesus Guerra – Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFBA, Líder do FORMACCE, do ObFORMACCE e do GECFORM.
Referências
MACEDO, R.S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
MACEDO, R.S. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro, 2010.
MACEDO, R.S. Atos de currículo formação em ato?: para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilhéus. Editus 2011.